PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CELESTE SILVIA VUAP MMENDE

DISCENTE : CELESTE SILVIA VUAP MMENDE
DATA : 26/08/2022
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS BANCA REMOTA WEB CONFERÊNCIA COVID-19

PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM MACEIÓ--AL

Formação docente. Sociologia escolar. Prática do docente.

A presente dissertação tem por objeto de estudo práticas de ensino de Sociologia no ensino médio em Maceió-AL, sendo analisadas às práticas docentes face ao perfil formativo profissional. Mais especificamente, identifica e confronta o perfil formativo dos(as) professores(as) de Sociologia com suas práticas pedagógicas, a fim de observar diferenças e semelhanças de atuação de profissionais licenciados e não licenciados em Ciências Sociais/Sociologia. Para isso, pretende-se observar as possíveis diferenças entre os conteúdos ensinados pelos(as) professores(as) licenciados(as) e não licenciados(as) em Ciências Sociais/Sociologia, bem como as possíveis diferenças da intencionalidade educativa, princípios metodológicos e materiais didáticos utilizados nas aulas. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando, na primeira etapa, uma revisão de literatura, e na segunda uma pesquisa de campo marcada por observação de práticas docentes e entrevista semiestruturada aos(às) professores(as) de Sociologia. O uso das duas técnicas de coleta de dados serviu para identificar a diferença entre as práticas pedagógicas, os conteúdos e recursos didáticos adotados pelos(as) professores(as) para o ensino de Sociologia e trajetória acadêmica e profissional dos(as) professores(as), o que nos possibilitou compreender como se deu os seus contatos com a disciplina de Sociologia e a influência deste contato em suas práticas educativas. O resultado aponta a diferença entre a prática educativa dos(as) docentes que lecionam a Ciências Sociais/Sociologia em Maceió: os(as) docentes formados(as) tendem apresentar hábitos do campo sociológico quando ensinam os temas, teoria e conceito de Sociologia; fenômeno que não acontece com os(as) docentes não formados(as) na área, que às vezes não mobilizam autores(as) das Ciências Sociais durante suas aulas.

Interno - 2345685 - CRISTIANO DAS NEVES BODART
Externa à Instituição - RAFAELA REIS AZEVEDO DE OLIVEIRA - UFJF
Interno - 2265061 - WELKSON PIRES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 25/08/2022 18:41