PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FABIANA ALVES DE OLIVEIRA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABIANA ALVES DE OLIVEIRA GOMES
DATA : 29/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: ICS/PPGS BANCA REMOTA https://meet.google.com/sew-cprs-efu
TÍTULO:

A SALA DE AULA E O MUNDO RURAL: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM ESCOLAS RURAIS DO SERTÃO ALAGOANO.




PALAVRAS-CHAVES:

 

Ensino de Sociologia; Trabalho Docente; Escolas Rurais; Mundo Rural.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

O presente trabalho possui a proposta de analisar e discutir a atuação docente no âmbito do ensino de Sociologia, tendo como universo de pesquisa, escolas rurais no estado de Alagoas que oferecem o ensino médio. A questão principal é analisar se o ensino de Sociologia no ensino médio em escolas rurais alagoanas considera o contexto rural no qual os estudantes estão inseridos ou se a escola reproduz visão de inferioridade histórica apregoada aos povos que vivem e trabalham no campo. Ou seja, será que a sala de aula é “esvaziada” da realidade local no âmbito do ensino de Sociologia? A prática do professor de Sociologia será observada, bem como o currículo e os métodos empregados no ensino, além das condições de trabalho e da formação acadêmica desses docentes que atuam nas referidas escolas. Também será necessário entender qual a visão desses professores sobre as especificidades de ensino da área/território onde eles estão inseridos e também qual a visão dos próprios estudantes sobre o ensino de Sociologia. O processo de consolidação do ensino de Sociologia no Brasil e em Alagoas, foi apresentado a fim de oferecer uma visão histórica acerca da institucionalização da disciplina no estado. A pesquisa alcançou todos os professores de Sociologia das 19 escolas rurais estaduais alagoanas, através da formação de um perfil desses profissionais, e deu ênfase na pesquisa de campo em duas escolas localizadas no sertão de Alagoas. A pesquisa de campo foi realizada numa perspectiva qualitativa de análise, evidenciada pelo uso de roteiros de entrevistas semiestruturadas, norteadas pela metodologia da história oral e pela etnografia nas salas de aula. Os docentes que mediam o ensino nas escolas rurais utilizam os livros didáticos como único recurso didático nas salas de aula, não consideram ou tratam o ensino realizado na escola rural como necessário de ser contextualizado e apesar de demonstrarem conhecimento sobre as características da instituição, não veem muitas possibilidades de avanços educacionais dos estudantes oriundos das esferas campesinas. Com
relação aos estudantes, torna-se claro após a realização de questionários e entrevistas, que a Sociologia é vista pela maioria como uma disciplina não fundamental para o desenvolvimento sistêmico da aprendizagem nos alunos e longe de estar sendo desenvolvida de forma a estar atrelada à realidade de vida compartilhada por eles.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LEONARDO FERREIRA REIS - UFSCAR
Interna - 285.760.098-46 - BEATRIZ MEDEIROS DE MELO - IFAL
Presidente - 057.974.044-78 - LÚCIO VASCONCELLOS DE VERÇOZA - UFAL
Notícia cadastrada em: 28/09/2022 16:31
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 06/05/2024 02:50