PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HUGO RAFAEL PEREIRA DE ALBUQUERQUE

DISCENTE : HUGO RAFAEL PEREIRA DE ALBUQUERQUE
DATA : 24/04/2023
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/ICS/UFAL/PPGS -web conferência:meet.google.com/idf-opjs-ndc

“Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação (2015-2020) como mecanismo de
estruturação do campo científico no Brasil e em Alagoas”.

Palavras-chave: Campo Científico; CNPq; FAPEAL; Assimetrias; Investimento; Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I).

A presente dissertação analisa sociologicamente a relação entre os investimentos financeiros feitos em Alagoas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) do ano de 2015 a 2020 como mecanismo de estruturação do campo científico e como expressão de projetos de desenvolvimento nacional e da ciência e da economia, de modo a orientar a consecução de interesses. Os investimentos feitos pelas agências de fomento se dão através de editais públicos regidos pelo princípio do “mérito” científico e, contudo, ao final, atendem a interesses políticos na esfera científica a produzir fórmulas que obstaculizam a entrada de novos atores (instituições, universidades, laboratórios, programas de pós-graduação) no acesso a recursos financeiros. Eis o dilema nordestino e alagoano, o de ser a região e o estado, respectivamente, em que foram criados mais recentemente a pós-graduação e a pesquisa de alto nível e para os quais, a disputa por recursos financeiros para a produção da ciência esbarra em uma ordem de políticas de financiamento excludentes, apesar de sinalizações aqui e ali da necessidade de diminuição das assimetrias.

Externo(a) ao Programa - 1300806 - FABIO GUEDES GOMES
Interno(a) - 1716187 - FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
Interno(a) - 1350737 - JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
Notícia cadastrada em: 17/04/2023 13:39