PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ BELÉM DOS SANTOS

DISCENTE : ANA BEATRIZ BELÉM DOS SANTOS
DATA : 30/05/2023
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/ICS/UFAL/PPGS https://meet.google.com/ang-fwfg-czd

SEJA O SEU PRÓPRIO CHEFE? UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA JUVENTUDE EMPREENDEDORA NO ESTADO DE ALAGOAS

Juventude Empreendedora, Alagoas, empreendedorismo, política pública, capitalismo, neoliberalismo.

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de implementação da política Juventude Empreendedora no estado de Alagoas. A ênfase da discussão é o conjunto de afirmações sobre o programa que foram divulgadas pelas mídias estatais ao longo da sua aplicação. Além disso, esta pesquisa descreve o contexto social alagoano que engendrou a política e os detalhes do seu projeto. Em 2016, ela começou a ser executada nos municípios do estado pela Secretaria de Trabalho e Emprego (SETE). A meta era capacitar os jovens de baixa renda, com idades entre 18 e 39 anos, a montar negócios próprios. O êxito na sua aplicação poderia oportunizar o desenvolvimento profissional de muitos jovens e melhorar os índices de desenvolvimento econômico do estado que é dependente de verbas Federais. Vale apontar esses benefícios que poderiam ter sido gerados pela sua implementação. Entretanto, também é necessário discutir o atual contexto socioeconômico brasileiro que tem empurrado cada vez mais jovens para alternativas de trabalho precárias de garantias e direitos. Como é o caso da informalidade, uberização, intermitência, sobretudo da “moda” do empreendedorismo. Para tentar elucidar esses aspectos, esta pesquisa analisou o seguinte conjunto de dados: indicadores sociais que foram elaborados por diversos institutos e pesquisadores, documentos cedidos pela SETE, entrevistas, revisões bibliográficas e principalmente trechos retirados das reportagens publicadas pelas Assessorias de Comunicação do governo. Considera-se que, diante das altas taxas de desemprego entre os jovens que se observa nos indicadores sociais alagoanos, a implementação da política gerou resultados inexpressíveis. Poucos jovens de baixa renda conseguiram se tornar “os próprios chefes”. O seu principal êxito foi a promoção de ideais e práticas do capitalismo neoliberal.

Presidente - 057.974.044-78 - LÚCIO VASCONCELLOS DE VERÇOZA - UFAL
Interno(a) - 1582158 - WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS
Externo(a) ao Programa - 1120864 - CICERO PERICLES DE OLIVEIRA CARVALHO
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 10:37