PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: KASSIA SYBELLI DE OLIVEIRA GOMES BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KASSIA SYBELLI DE OLIVEIRA GOMES BARROS
DATA : 31/05/2023
HORA: 09:00
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS SALA DE APOIO
TÍTULO:

A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA E OS IMPACTOS DO PROGRAMA ALAGOANO DE ENSINO INTEGRAL SOBRE SUA PRÁTICA DOCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Política Pública Educacional. Tempo Integral. Ensino Médio. Prática Docente.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

A presente dissertação tem por objetivo analisar a percepção docente quanto a prática de ensino na disciplina de Sociologia, a qual, geralmente, têm carga horária menor no currículo do ensino médio, lidam com as mudanças e condições proporcionadas pela política pública do Programa Alagoano de Ensino Integral
(pALei). A reduzida carga horária da disciplina de Sociologia vem sendo apontada como um dos grandes entraves na busca por um ensino qualificado (PEREIRA; CAES, 2020). Por outro lado, tais disciplinas (Sociologia e Filosofia) apresentam potencial colaborativo para o desenvolvimento das competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), sejam as competências gerais ou específicas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (BODART; FEIJÓ, 2020). Porém, não é só a carga horária que muda a prática docente no pALei, as atividades a mais propostas pelo Programa contribuem
diretamente no trabalho que será executado pelos(as) professores(as), pois eles(as) tem metas a serem cumpridas de acordo com os objetivos do Programa. Com isso, avalia-se como o Programa vem contribuindo para a qualificação da prática de ensino da disciplina de Sociologia e quais as condições dessa prática. Para melhor compreender, é importante conhecer a política pública apresentada e os dados da experiência concreta envolvendo escolas de tempo integral localizadas na capital do estado de Alagoas, Maceió. O Programa Alagoano de Ensino Integral (pALei) trata-se de uma política pública educacional que visa a qualificação da educação alagoana, dentre seus objetivos estão a ampliação de carga horária de todas as disciplinas, o acréscimo de tempo do(a) docente em uma única escola e a melhorias da infraestrutura dos espaços escolares. Por isso, julgamos importante avaliar se tal programa vem gerando impactos colaborativos às práticas docentes dos(as) professores(as) de Sociologia. A pesquisa é desenvolvida em etapas de cunho qualitativo, constituída de revisão de literatura, consulta à documentos relacionados ao pALei e entrevistas semiestruturadas. Para as entrevistas foram considerados a participação de docentes, licenciados ou não na área e que já lecionavam Sociologia na escola antes desta tornar-se parte do programa em questão, o que possibilitou comparações de percepções quanto às suas práticas docentes. Os resultados alcançados mostram o pALei com uma ótima prosposta para qualificação do ensino, porém que ainda precisa de estudos que melhorem seu funcionamento, organização, estrutura física das escolas, e
recursos didáticos para proporcionar uma melhor condição docente na disciplina de Sociologia, pela percepção dos(as) professores que participaram da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2345685 - CRISTIANO DAS NEVES BODART
Interno(a) - 2265061 - WELKSON PIRES DA SILVA
Externo(a) à Instituição - THIAGO INGRASSIA PEREIRA - UFFS
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 10:38
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