PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: DANIELLA MENESES DE OLIVEIRA ARROXELLAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELLA MENESES DE OLIVEIRA ARROXELLAS
DATA : 31/05/2023
HORA: 16:30
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS SALA DE APOIO
TÍTULO:

ANÁLISE SOBRE O LUGAR DA SOCIOLOGIA NOS REFERENCIAIS CURRICULARES DOS ESTADOS BRASILEIROS PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo. Reforma do Ensino Médio. Sociologia Escolar.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Essa pesquisa de mestrado consiste em uma análise documental de caráter descritivo e exploratório e possui como objetivo geral compreender o lugar da Sociologia nos referenciais curriculares elaborados pelos estados brasileiros para a implementação da reforma do ensino médio. Sabe-se que a presença da Sociologia, enquanto componente curricular, na educação básica brasileira é marcada por certa instabilidade, considerando a série de reformas curriculares levadas a efeito desde fins do século XIX até os dias atuais. A mais recente reforma, implantada através da Lei nº 13.415/2017, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e estabeleceu que o currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por itinerários formativos. Nesse contexto, a Sociologia, que vinha tendo sua presença enquanto disciplina específica garantida pela Lei nº 11.684/2008, sofreu alterações na forma como passou a ser inserida no currículo do Ensino Médio. A partir da reforma, enviesada por uma perspectiva neoliberal de currículo, em que a tônica são a flexibilidade e o alinhamento às demandas de mercado, ao invés de estar configurada como uma disciplina específica do currículo, a Sociologia passa a estar estruturada na forma de “estudos e práticas”. Com a reforma do ensino médio, os componentes curriculares passaram a ser organizados por áreas do conhecimento e seus estudos direcionados a partir de um contexto interdisciplinar. No que diz respeito à Sociologia, mas não só a ela, isso pode implicar na perda de sua especificidade disciplinar, o que, em última instância, pode resultar na redução de sua importância na estrutura do currículo e consequentemente na formação dos indivíduos. Tendo em vista essas mudanças na
estrutura curricular do ensino médio, nosso problema de pesquisa concentrou-se na seguinte questão: qual o lugar ocupado pela Sociologia, enquanto componente curricular, após a reforma do ensino médio, nos novos referenciais curriculares estaduais? Para responder a essa questão, debruçamo-nos sobre os 27 referenciais curriculares para ensino médio, concernentes aos 26 estados brasileiros mais o distrito federal, buscando identificar: 1) a presença da sociologia enquanto componente curricular; 2) a forma assumida por esse componente; 3) os objetivos educacionais atribuídos à Sociologia; 4) as competências e habilidades que lhe competem; e 5) sua incorporação nos itinerários formativos. Teoricamente, nossa pesquisa está embasada em uma sociologia da educação de viés crítica, especialmente nas teorias críticas do currículo desenvolvidas por Basil Bernstein e Michael Young. Em relação ao primeiro autor, apropriamo-nos de discussão sobre os campos de contextualização e recontextualização pedagógica e também de suas noções de “currículo de coleção” e “currículo integrado”. Já em relação ao segundo, interessou-nos principalmente suas reflexões sobre a importância do currículo centrado em disciplinas. Em síntese, com base nas análises
realizadas, podemos afirmar que, apesar da mudança gerada pela reforma do ensino médio no status disciplinar da Sociologia, ela permanece, na quase totalidade dos referenciais observados, como uma disciplina obrigatória na parte comum do currículo, mesmo que, a partir da sua implementação nas escolas, sua carga horária possa sofrer algum a redução e ser desigualmente distribuída nos anos que compõem o ensino médio. Além disso, percebemos sua mobilização também nos itinerários formativos, não apenas naqueles centrados na área das ciências humanas e sociais aplicadas, mas também nos chamados itinerários formativos integrados, em que outras áreas também têm destaque.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2265061 - WELKSON PIRES DA SILVA
Interno(a) - 2345685 - CRISTIANO DAS NEVES BODART
Externo(a) à Instituição - AMURABI PEREIRA DE OLIVEIRA - UFSC
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 10:39
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 06/05/2024 03:01