PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA GUSMAO RIBEIRO

DISCENTE : LAURA GUSMAO RIBEIRO
DATA : 29/06/2023
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/ICS/UFAL/PPGS webconferência

REDES, MERCADO E ECOSSISTEMA: Uma análise dos resultados da Política Pública de Inovação TECNOVA no Estado de Alagoas

Política Pública Tecnova; Ecossistemas de Inovação; Sistemas Nacionais de Inovação.

O Programa TECNOVA foi um marco para a região Nordeste no que tange às políticas de Ciência, de Tecnologia e Inovação (CT&I), devido à democratização de acesso a recursos para pagamento de subvenções econômicas pelo Governo Federal. Isso possibilitou que estados com Ecossistemas de Inovação incipientes pudessem participar nos pleitos de captação de recursos. Lançado pela FINEP, a política tinha como objetivo subvencionar novas empresas – startups – e ampliar as atividades de inovação no país. A partir de uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade semiestruturadas, este trabalho busca elucidar as discussões em torno da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) a fim de responder a seguinte pergunta: Qual a mudança gerada pela política Pública Tecnova em Alagoas? O intuito deste projeto está em identificar como o público-alvo do programa identificam e/ou percebem a implementação, como foram afetados pelos instrumentos do programa e quais efeito s foram gerados. Além disso, procuramos entender como os burocratas a nível de rua incluíram na agenda governamental a pauta da inovação e os arranjos institucionais e burocráticos da política em todo o seu ciclo. Como hipóteses, este trabalho supõe que: (i) o Tecnova não gerou resultados expressivos após sua implementação, devido a falta de ambientes estruturantes e políticas de inovação local anteriores, reverberando pela falta de maturidade das empresas; (ii) política governamental Tecnova tem efeito no financiamento de startups e nas inovações produzidas, levando ao crescimento e sucesso dos negócios; e (iii) o Programa Tecnova gerou mudanças positivas para o setor de inovação local, fomentando novas empresas e o setor no estado de Alagoas.

Externo(a) ao Programa - 1120864 - CICERO PERICLES DE OLIVEIRA CARVALHO
Interno(a) - 1716187 - FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
Presidente - 1350737 - JOAO VICENTE RIBEIRO BARROSO DA COSTA LIMA
Notícia cadastrada em: 22/06/2023 12:43