PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIO MONTEIRO DE MORAES

DISCENTE : FABIO MONTEIRO DE MORAES
DATA : 18/07/2023
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/ICS/UFAL/PPGS-https://meet.google.com/meu-fpgi-wan?pli=1&authuser=5

DOCÊNCIA E SENSO PRÁTICO: A SOCIOLOGIA ESCOLAR E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Palavras-chave: Prática docente, ensino de sociologia, teoria disposicionalista da ação, relações étnico-raciais.

O século XX no Brasil foi marcado por disputas de poder e por direitos entre a população negra, indígena e outros grupos, que se opuseram às ideologias de branqueamento, ao mito da democracia racial e às políticas de imigração e miscigenação implantadas após a abolição teórica da escravidão em 1888. Essas concepções reforçavam a discriminação racial, social e cultural, que empurraram para as margens da sociedade os negros e os indígenas. Somente com o término da ditadura militar brasileira, no final do século XX, os movimentos negros, sociais e intelectuais de luta e resistência, em prol da educação, passaram a ganhar força. Como consequência das lutas travadas no século passado, importantes leis foram aprovadas nas últimas décadas, incluindo a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. A presente pesquisa contribui com o subcampo científico do ensino de Sociologia (FERREIRA; OLIVEIRA, 2015; BODART, 2019; MOCELIN, 2020), na medida em que se debruça sobre a questão da prática educativa para além das condicionantes puramente escolares. Pois, busca-se compreender como os(as) professores(as) de Sociologia atuam frente aos desafios da prática de ensino das relações étnico-raciais na Educação Básica. Para tanto, parte-se de duas premissas: a primeira, fundamenta-se na noção de que as experiências passadas dos(as) professores(as) - em relação à dimensão social étnico-racial -, influenciam suas práticas educativas; a segunda, diz respeito à variação na abordagem da temática pela frequência e o modo como são ensinados. A perspectiva teórico-metodológica adotada foi a sociologia disposicionalista da ação de Bourdieu, a partir da qual será possível mapear as disposições dos(as) professores(as), bem como os elementos constitutivos do campo do ensino da Sociologia, que podem constranger ou contribuir com suas práticas docentes, forçando-os(as) a atuarem de uma determinada maneira, quer dizer, forçando-os(as) a “jogarem” conforme as regras do “jogo”. Os dados da pesquisa serão coletados por meio da análise de diários de classe e/ou planos de aula e entrevistas com os(as) professores(as) de Sociologia do Ensino Médio da rede pública de Maceió.

Presidente - 2345685 - CRISTIANO DAS NEVES BODART
Externo(a) à Instituição - IVAN FONTES BARBOSA - UFS
Interno(a) - 2265061 - WELKSON PIRES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 14/07/2023 11:37