PPGS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: SYNTHYA RAYANNE DE LIMA MAIA

DISCENTE : SYNTHYA RAYANNE DE LIMA MAIA
DATA : 27/07/2023
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/ICS/UFAL/PPGS https://meet.google.com/ugp-mpex-dgp

NEGRAS DELINQUENTES: A ANÁLISE DOS MECANISMOS DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DAS MULHERES NEGRAS

Mecanismos de Vigilância. Mulheres Negras. Mecanismos de Controle. Escrevivência.

Nesta dissertação, analiso os mecanismos de vigilância e controle das mulheres negras. Busco articular raça e gênero para discutir a problemática do controle sobre os corpos negros femininos e como ele opera pelas malhas de vigilância. Destaco que a vigilância sobre os corpos negros é uma forma de controle social que perpetua o racismo estrutural. O objetivo desta qualificação é apresentar a vigilância, formal ou informal, enquanto mecanismo racializado de um legado colonial e escravocrata. Apresento a hipótese de que esses mecanismos de controle são exercícios de poder que buscam manter a subordinação dos corpos negros feminininos enquanto delinquentes. Valho-me de uma revisão bibliográfica e descritiva da obra de intelectuais negras e da escolha metodológica da escrevivência como método de análise e, mais do que isso, como um fenômeno diaspórico de escrita.

Presidente - 044.441.066-03 - ANABELLE SANTOS LAGES - UFAL
Externo(a) à Instituição - SORAIA DA ROSA MENDES - UnB
Interno(a) - 1582158 - WENDELL FICHER TEIXEIRA ASSIS
Notícia cadastrada em: 24/07/2023 23:23