Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA GONCALVES DE ABREU

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: CAROLINA GONCALVES DE ABREU
DATA: 03/06/2019
LOCAL: LaCCAN

De Gráficos a Infográficos  - Uma Mudança de Paradigma Visual para uma Comunicação Efetiva na Administração Pública Federal

Um dos conceitos difundido por Edward Tufte em seu clássico livro de 1983 “The Visual Display of Quantitative Information”, releva a importância de uma comunicação eficaz da informação quantitativa apresentada em gráficos. Tufte denomina “Data-ink ratio” a relação da quantidade de simbologia ou coloração utilizada em elementos decorativos versus a simbologia ou coloração utilizada efectivamente na comunicação de informação. O autor discute a eficácia da leitura e interpretação dos dados ou informação numa apresentação gráfica.

Atualmente elementos da comunicação retiradas da infografia tem sido utilizados em larga escala em ambientes institucionais com o intuito de comunicar de forma mais efetiva e clara dados orçamentários e de governança, tendo a sociedade como destinatária dessa comunicação. Os infográficos, expressão que vem do termo em inglês "infographic" - junção de "information" e "graphic", têm sido escolhidos por órgãos de controle e fiscalização como uma linguagem acessível e compreensível a população para prestação de contas. Os infográficos geralmente aliam visualização de dados, imagens e texto.

Por um lado, Tufte (ibid.) defende que os gráficos são os melhores instrumentos para raciocinar sobre informações quantitativas. É possível descrever, explorar e resumir um conjunto de números e dados através das imagens deles. A partir destas informações, define-se como função dos gráficos contextualizar visualmente uma interpretação de dados.

Por outro lado, um novo conceito, mesmo que de alguma forma convirja com os princípios defendidos por Tufte, pode ser levantado: Infográfico é uma ferramenta produzida no intuito de comunicar uma mensagem, que resulta de uma interpretação clara de dados contextualizados visualmente através da integração de texto, imagens e/ou formas.

Apesar dos dois centrarem em um mesmo objetivo que é comunicar determinadas informações da melhor forma, o conceito de “data-ink ratio“, citado anteriormente, traz a importância de se comunicar no gráfico apenas o que for imprescindível, ou seja, quando dados quantitativos são apresentados na forma impressa, um pouco da tinta que aparece na página deve apresentar dados. O outro tanto de conteúdo visual não são dados, portanto seriam dispensáveis.

Os infográficos são arquitetados para alcançar um público mais amplo, simplificando assuntos complexos e organizando de forma a serem facilmente assimiláveis. Para tal, a integração de imagens, texto, formas e dados se faz necessária e não dispensáveis como defende Tufte.

Neste trabalho iremos formalizar os conceitos de Gráficos e Infográficos, e discutiremos boas práticas para a construção dos últimos em um ambiente institucional.

PALAVRAS-CHAVE:

visualização de dados, gráficos, infográficos, comunicação, administração pública

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Interno(a) - 310567 - ELIANA SILVA DE ALMEIDA
Interno(a) - 1698535 - JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
Notícia cadastrada em: 03/04/2019 16:11
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 08/05/2024 22:22