Banca de QUALIFICAÇÃO: RANDERSON DOUGLAS RIBEIRO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: RANDERSON DOUGLAS RIBEIRO DOS SANTOS
DATA: 17/06/2019
LOCAL: UFAL | Instituto de Computação - Auditório do CEPETEC

Análise da Aderência e Eficácia de Recomendações Explicadas de Recursos Educacionais para Apoiar o Ensino e a Aprendizagem em um Ambiente Educacional Online

Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e da Educação a Distância (EaD), os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) adquiriram uma posição de destaque como ferramentas potencializadoras do processo de aprendizagem. Dentro deste contexto, muitas são as informações disponibilizadas para os usuários, e isso tem causado uma confusão na construção do aprendizado, pois ainda que esses ambientes forneçam algumas recomendações visando auxiliar os usuários a fazerem boas escolhas, a falta de transparência tem gerado uma certa desconfiança. No entanto, mesmo com as recomendações, muitos usuários não conseguem progredir, pelo fato de não confiarem no que foi sugerido/recomendado e não entenderem o motivo de tal recomendação, achando que aquilo não se aplica a seu perfil ou sua necessidade e simplesmente rejeitam a recomendação. Desse modo, este trabalho tem por objetivo investigar o efeito das recomendações explicadas na aceitação e eficácia nos AVAs, onde para isso, foi projetado um sistema de aprendizagem e nele foi disponibilizado um curso de estatística discreta que utilizou três níveis de explicações para as recomendações, sendo elas: com explicações detalhadas, com explicações moderadas e sem explicações. Sendo assim, foi realizada a coleta, análise dos dados e foi montado um modelo de regressão logística para a representatividade dos dados, assim como também foi utilizada uma abordagem qualitativa pelo fato de priorizar os resultados numéricos do presente estudo afim de avaliar os comportamentos e opiniões dos usuários do sistema. Mediante a realização do experimento, viu-se que, assim como em outros ambientes a explicação também trouxe bons resultados nas recomendações de recursos educacionais, onde houve uma maior aceitação por parte do usuário, quando ele passou a entender o motivo de tal recomendação, podendo julgar se aquilo de fato é relevante ou não.

PALAVRAS-CHAVE:

EAD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Sistemas de Recomendação. Recomendações Explicadas. Recomendações Transparentes. Recomendações Confiáveis. Explicação

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

Presidente - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAÚJO PAIVA
Interno(a) - 1774996 - RAFAEL DE AMORIM SILVA
Externo(a) ao Programa - 2494583 - ALAN PEDRO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 03/04/2019 16:11
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 08/05/2024 21:09