Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILLA KEMILLY TENÓRIO ALVES DOS SANTOS



Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: KAMILLA KEMILLY TENÓRIO ALVES DOS SANTOS
DATA: 17/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de conferência do CEPETEC/IC
TÍTULO:

Autoria informada por dados de sistemas tutores inteligentes gamificados


RESUMO:

Devido às recentes pesquisas que apoiam a efetividade de sistemas tutores inteligentes (STIs), acadêmicos e profissionais estão cada vez mais dando atenção a esse tipo de sistema. Contudo, estado de tédio que levam estudantes a desmotivação é muito persistente em STIs e para lidar com esse problema, gamificação esta sendo aplicada para manter estudantes engajados e motivados durante o processo de aprendizagem. Além do mais, considerando o crescente interesse dos professores em interagir e em utilizar esse tipo de sistema, estudos estão se preocupando em dar cada vez mais algum tipo de suporte para esse público. No entanto, apesar de haver soluções que proveem ao professor uma alta prioridade no desenvolvimento de STIs através de ferramentas de autoria, há uma falta de estudos que oferecem dados dos estudantes para apoiar o professor no processo de criação de STI gamificado, possibilitando assim a elaboração de uma tutoria individualizada mais consistente. Baseado nisto, o principal objetivo desta dissertação é projetar uma solução computacional de autoria que avalie e informe ao professor o status de performance do aluno durante o uso do STI (e.g. performance boa, performance regular, performance em risco) e que possibilite o professor a recriar o STI gamificado  para alunos que apresentam risco de falhas durante o processo de aprendizagem.  Ademais, a solução visa fornecer informações do usuário de uma maneira significativa aos professores para auxiliá-lo durante a recriação do sistema com o objetivo de melhorar o processo de aprendizagem do estudante e motivá-lo. Visando alcançar este objetivo, é necessário analisar teorias e práticas de STI, gamificação e visualização de dados para professores com o intuito de escolher cuidadosamente quais dados devem ser apresentados aos professores que melhor ampare-os durante cada etapa da autoria, como na escolha do domínio, dos métodos pedagógicos e dos elementos de gamificação. Para auxiliar no desenvolvimento desta proposta, o projeto irá complementar uma arquitetura de autoria de sistemas tutores inteligentes gamificados já existente na literatura baseado no uso de ontologias que possibilitam professores criarem  STI gamificados de acordo com o comportamento que se objetiva obter da turma, mas que não contempla o objetivo deste estudo, pois não permitem professores criarem STI gamificado de forma individualizada, apenas para uma turma inteira, e também não auxilia o professor durante o processo de aprendizagem com os dados dos estudantes.  Após complementar a arquitetura baseada em ontologia de sistemas tutores inteligentes gamificados já existente com as novas funcionalidades, objetiva-se desenvolver uma solução de autoria para comparar a nova proposta com a já existente com o intuito de verificar qual obtêm melhores resultados após o processo de aprendizagem. 


PALAVRAS-CHAVE:

Sistemas tutores inteligentes, gamificação, visualização de dados de aprendizagem, ferramenta de autoria


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Interno(a) - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAÚJO PAIVA
Externo(a) ao Programa - 2494583 - ALAN PEDRO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 11/04/2019 14:38
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