Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNNO DAVISSON MELO CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: BRUNNO DAVISSON MELO CAVALCANTE
DATA: 30/04/2020
LOCAL: Instituto de Computação/UFAL

Um Framework Conceitual para Jogos Digitais Solidários.

No mundo dos jogos tem observado aqueles que fazem uso de alta violência para trazer diversão e entretenimento. Jogos como GTA, Mortal Combate entre outros foram proibidos em vários países do mundo inclusive no Brasil. Utilizando de falta de respeito, infrações de regras de trânsito, falta de solidariedade, injustiças, roubos e mortes violentas seus jogadores são recompensados por terem atitudes antiéticas. Nesse contexto, observando a importância de se ensinar a ética e solidariedade a crianças, uma alternativa a esses jogos violentos, são os Jogos Digitais Solidários, cujo objetivo é desenvolver uma atitude ética e solidária de seus jogadores. Um dos grandes problemas do desenvolvimento de software são a agilidade de criação para que o software não venha ser feito sempre a partir do zero gerando altos custos de produção. O presente trabalho apresenta um Framework Conceitual cuja finalidade é agilizar e baratear o desenvolvimento dos Jogos Digitais Solidários, na primeira parte do projeto foi desenvolvido o Jogo Enchente utilizando um Framework com Componentes e Classes Auxiliares que já trouxe uma certa rapidez no desenvolvimento de jogos, pensando em melhorar ainda mais esse Framework Conceitual, foram reutilizados na segunda parte do projeto o Framework e Classes Auxiliares desenvolvidos, para a criação do Jogo Terremoto, utilizando da Metodologia Ágil e o Método Scrum foi agilizado ainda mais o desenvolvimento de Jogos Digitais Solidários. O Jogo Digital Solidário Enchente será testado e tem como público alvo crianças, para participar da pesquisa serão selecionados alunos da Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama.

PALAVRAS-CHAVE:

Framework, Componentes, Jogos, Ética, Solidariedade

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação

Interno(a) - 2309422 - ARTURO HERNANDEZ DOMINGUEZ
Interno(a) - 1121007 - EVANDRO DE BARROS COSTA
Interno(a) - 1121086 - FABIO PARAGUACU DUARTE DA COSTA
Notícia cadastrada em: 02/03/2020 18:02
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 08/05/2024 13:18