Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS LINS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MATEUS LINS DOS SANTOS
DATA: 20/03/2020
LOCAL: Instituto de Computação

Modelo baseado em conhecimento para o cálculo biométrico e apoio a descisão médica na escolha das fórmulas biométricas em catarata

Introdução: O problema da emetropia pós-facectomia é antigo, e vem sendo trabalhado por muito tempo pelas mesmas fórmulas de terceira geração, a despeito de inúmeras tentativas na literatura de criar novas fórmulas que resolvam melhor este problema, sobretudo nos pacientes com olhos fora do padrão.

Hipótese: É possível prever com maior precisão a dioptria correta das lentes intraoculares na cirurgia de catarata através de uma aplicação baseada em inteligência artificial que escolha a melhor fórmula para cada caso entre as já existentes.

Objetivo: Desenvolver uma solução baseada em inteligência artificial que selecione a melhor fórmula biométrica entre as já existentes para cada olho, com menor erro médio absoluto, sobretudo nos olhos muito grandes e muito pequenos.

Metodologia: Será desenvolvida uma aplicação através de múltiplas técnicas de inteligência artificial (k-NN, árvores binárias, SVM, deep learning, entre outros) que permita a escolha entre as fórmulas já existentes qual a melhor para cada olho, utilizando como base de treinamento uma base de dados que consiste em mais de 2000 olhos coletados com dados pré e pós-operatórios, bem como biometrias e topografias corneanas. Os resultados serão comparados com as fórmulas SRK I, SRK II, SRK/T, Hoffer Q, Holladay 1, Haigis, Barrett Universal II e Hill-RBF.

PALAVRAS-CHAVE:

Catarata, Biometria, Inteligência Artificial

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Presidente - 2351211 - AYDANO PAMPONET MACHADO
Interno(a) - 1698535 - JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
Notícia cadastrada em: 02/03/2020 18:03
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 08/05/2024 05:42