COMBINANDO O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E HUMANA PARA CRIAÇÃO DE MISSÕES EM SISTEMAS TUTORES INTELIGENTES GAMIFICADOS
A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, estão cada vez mais evidentes nos ambientes educacionais, várias pesquisas acadêmicas, estudam como as plataformas educacionais online, podem ajudar alunos e professores na complexidade formativa do ensino e aprendizagem em diversas áreas de conhecimento no século XXI. Dentre as plataformas educacionais voltadas para o e-learning, temos os Sistemas Tutores Inteligentes - STI, que possibilitam um ambiente educacional adaptativo, com suporte de recursos automatizados por técnicas de inteligência artificial, tendo como objetivo, a personalização do ensino e aprendizagem dos alunos de acordo com os seus perfis de utilização. Ao levar o ensino tradicional de sala de aula, para os ambientes educacionais online, como o STI, houve uma revolução na forma de como essas informações devam realizar a interação dos alunos e professores nesses ambientes. Para estimular o uso do STI, muitos pesquisadores desenvolveram estudos sobre o uso de técnicas de gamificação, como forma de motivação para evitar o tédio, na utilização dessa plataforma de ensino/aprendizagem. Contudo, existem muitas questões a serem analisadas no contexto da efetividade do ensino/aprendizagem em ambientes STI gamificados, um deles é a participação do professor docente, na autoria do domínio de conhecimento a ser trabalhado no ambiente gamificado. Ao utilizar técnicas gamificadas como a recomendação de missões para os alunos, a participação do professor na definição das missões baseado nos dados da plataforma, gera mais resultados positivos do que, somente utilizar automatização da inteligência artificial? O experimento deste estudo, visa comparar em um ambiente de STI gamificado, qual o impacto da participação do professor na definição de missões, baseado nas evidências de dados gerados pelos alunos na utilização do STI, em relação a automatização de missões geradas pela inteligência artificial da plataforma. O objetivo é verificar as vantagens ou desvantagens, formas ou ações que o professor possa atuar em conjunto com a IA para definir missões personalizadas de acordo com as habilidades e competências a serem desenvolvidas nos alunos. Os resultados do experimento serão utilizados, para propor formas de participação ativa dos professores, na construção de autoria e personalização de conteúdo em plataformas educacionais que utilizam os sistemas tutores inteligentes gamificados, utilizando missões, como forma para aperfeiçoamento das habilidades e competências dos alunos em um determinado domínio de conhecimento.
Sistemas Tutores Inligentes, Gamificação, Missões automáticas