Banca de QUALIFICAÇÃO: WANDERSON RUBIAN MARTINS RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WANDERSON RUBIAN MARTINS RODRIGUES
DATA: 12/03/2020
LOCAL: Sala 15 do IC

UMA ABORDAGEM INTEGRADORA HUMANO COMPUTACIONAL PARA IDENTIFICAÇÃO DE FATORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO ESCOLAR NA REDE DE ENSINO BÁSICO PARA APOIAR GESTORES EDUCACIONAIS

A busca pela alocação efetiva dos recursos a fim de alcançar o maior número de pessoas é o desafio constante do gestor público. Desta forma, o presente trabalho procura discutir sobre as avaliações externas, tendo como objetivo identificar quais fatores, percebido pelos gestores educacionais,impacta no IDEB das escolas municipais de Maceió-Alagoas. Assim, visa-se auxiliar no processo decisório dos gestores, para posteriores estudos e reflexões na área da educação. Para tanto, utilizou-se dados do testeSAEBdas escolas públicas de Maceió. Os dados iniciais trabalhados nesta pesquisa já existem, porém precisam ser analisados frente à realidade cotidiana do âmbito escolar, estabelecendo uma relação entre a percepção dos gestores e os resultados divulgados pelo INEP/MEC. A presente pesquisa tem caráter descritivo, e o desenvolvimento metodológico da investigação advém da revisão da literatura, da análise e compilação dos dados do rendimento dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da rede de ensino municipal de Maceió-Alagoas no IDEB do ano de 2015, e da realização de entrevistas com os diretores, visando compreender as impressões da gestão escolar sobre os resultados do IDEB, conduzindo um estudo experimental, produzindo relevantes resultados na tarefa de identificação de atributos relevantes para apoiar os gestores educacionais.

PALAVRAS-CHAVE:

Tomada de Decisão, Mineração de Dados, IDEB, Gestão Pública

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação

Presidente - 1121007 - EVANDRO DE BARROS COSTA
Interno(a) - 2120382 - MARCUS DE MELO BRAGA
Externo(a) ao Programa - 1388993 - BRUNO ALMEIDA PIMENTEL
Externo(a) ao Programa - 1121793 - JOAO CARLOS CORDEIRO BARBIRATO
Externo(a) ao Programa - 1121199 - OLIVAL DE GUSMAO FREITAS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 09/03/2020 15:25