Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANA VIANA BORGES DA SILVA NEO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ALANA VIANA BORGES DA SILVA NEO
DATA: 28/04/2020
LOCAL: Sala de Conferências do CEPETEC

Análise da confiança de estudantes de ambientes online de aprendizagem em itens oferecidos por sistemas de recomendação, em relação à coerência da explicação que justifica o item recomendado

Os ambientes online de aprendizagem foram desenvolvidos como uma forma online para que o aluno pudesse interagir com seus professores, colegas e conteúdo do curso. Estes ambientes dispõem de recursos pedagógicos em quantidade e diversidade, permitindo recomendações desses aos estudantes, baseando-se nas suas respectivas necessidades, além das competências que deverão ser desenvolvidas. Porém, há limitações nesses sistemas de recomendação em ambientes online de aprendizagem, principalmente em relação à qualidade das recomendações, levando a problemas referentes à aceitação das recomendações por parte dos estudantes. Um dos fatores que pode levar à não aceitação das recomendações recebidas é a falta de confiança. Uma possível abordagem para este problema é explicar aos estudantes como essa recomendação foi criada. Para isso, pretendemos identificar se existe diferença em relação à confiança dos estudantes nas recomendações: (1) quando a recomendação possuir uma explicação coerente com o problema enfrentado pelo estudante; (2) Quando a recomendação possuir uma explicação não coerente com o problema enfrentado pelo estudante e; (3) Quando a recomendação não for explicada. Para avaliar a nossa proposta, usaremos dados simulados de interações de estudantes em um curso online para gerar recomendações com base nas interações e necessidades dos estudantes (simulados). Em seguida, criaremos as explicações para as recomendações criadas e avaliaremos, usando um questionário, o efeito da coerência da explicação na confiança dos estudantes em relação às recomendações pedagógicas. Esperamos com esta proposta contribuir para uma melhoria na qualidade das recomendações e aumentar a confiança dos estudantes em relação às recomendações pedagógicas em ambientes online de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE:
  1. Ambientes Online de Aprendizagem.
  2. Ensino à Distância.
  3. Sistemas de Recomendação.
  4. Explicação da Recomendação.
  5. Confiança.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação