Banca de QUALIFICAÇÃO: LUAN GOMES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUAN GOMES DA SILVA
DATA: 03/08/2020
LOCAL: Video conferência

Análise da confiança dos estudantes de ambientes online de aprendizagem nas recomendações pedagógicas geradas por um professor ou pelo sistema.

Com a expansão dos ambientes online de aprendizagem por meio da Educação Online, novos avanços são necessários e os sistemas de recomendação foram um deles. Porém, muitos alunos ainda se negam a aceitar e seguir as recomendações do sistema, seja por não as achar necessárias, seja por não as compreender, ou ainda por não sentir confiança que aquilo que foi recomendado trará benefícios para sua aprendizagem. Essas recomendações podem ser geradas de forma automática pelo sistema, ou de forma manual (ou semiautomática) pelos professores ou tutores e nos questionamos se saber quem as gerou afetaria a aceitação dos estudantes. Por conseguinte, este trabalho tem por objetivo analisar o nível de confiança do aluno nas recomendações quando: (1) feitas automaticamente pelo sistema; (2) Feitas por um professor/tutor; (3) Não se sabe quem criou essas recomendações. Assim, pretendemos analisar se há relação entre a transparência, isto é, a exposição de quem criou a recomendação, e a confiança do aluno na mesma. Para avaliarmos nossa proposta criaremos um curso online onde, recomendações pedagógicas serão enviadas com base nas interações e desempenho dos estudantes (modelo do estudante). Essas recomendações poderão ser criadas por um professor ou pelo sistema, e isso será informado aos estudantes do grupo experimental, mas escondido dos estudantes do grupo controle, os quais serão escolhidos aleatoriamente dentre os participantes. Esperamos com esse experimento otimizar as recomendações, pois identificando se a confiança e aceitação dos estudantes são afetadas pela informação de quem criou a recomendação, podemos aprimorar essas recomendações o que, consequentemente, irá influenciar em melhorias para o aprendizado.

PALAVRAS-CHAVE:
  1. Ensino a Distância;
  2. Ambientes Online de Aprendizagem;
  3. Sistemas de Recomendação;
  4. Confiança;
  5. Transparência das Recomendações Pedagógicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação