Banca de DEFESA: ELTON RAFAEL CASTRO SILVA MATOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELTON RAFAEL CASTRO SILVA MATOS
DATA : 23/04/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Defesa Remota
TÍTULO:

O Efeito de Probióticos na Microbiota Intestinal de Pacientes Obesos: Revisão Sistemática e Metanálise


PALAVRAS-CHAVES:

Obesidade, Probióticos, Microbiota Intestinal, Revisão Sistemática, Metaná- lise.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Contexto: A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo. Estudos sugerem que a microbiota intestinal possui diversas funções relacionadas à saúde do hospedeiro. A administração de probióticos pode alterar a microbiota intestinal. Esta revisão sistemática tem como objetivo avaliar os efeitos da suplementação oral com probióticos na microbiota intestinal de pessoas obesas.

Métodos: A revisão sistemática foi conduzida com o objetivo de avaliar os resultados de Ensaios Clínicos Randomizados (ECR’s) sobre alterações microbianas intestinais em pessoas obesas após a administração de suplementos probióticos. Considerou-se cinco bancos de dados da literatura (EMBASE, MEDLINE, ISI - Web of Science, Scopus e CENTRAL). O protocolo que delimita este trabalho foi registrado em PROSPERO (International prospective Register of Systematic Reviews).

Resultados: 2.425 registros foram identificados durante a pesquisa bibliográfica. Após a revisão dos títulos e resumos, 29 publicações foram selecionadas para a leitura completa dos textos, dos quais apenas nove atenderam aos critérios de seleção e três foram incluídas para meta-análise. Dois estudos não mostraram diferença significativa no filo bacteriano. Seis estudos mostraram mudanças significativas apenas em alguns gêneros. A comparação dos estudos demonstra a existência de alterações na microbiota intestinal de pessoas obesas após o uso de probióticos.

Conclusões: Os resultados desta revisão sugerem que a suplementação oral com probióticos têm potencial para oferecer mudanças benéficas na microbiota intestinal. Baseada nas evidências desta revisão, algumas cepas específicas de probióticos alteram a microbiota intestinal de indivíduos obesos. No entanto, alguns estudos reportaram que não ocorreram mudanças significativas na diversidade da microbiota intestinal de pessoas obesas. Esta situação sugere que mais estudos são necessários para determinar o tamanho do efeito da terapia com probióticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1698535 - JORGE ARTUR PECANHA DE MIRANDA COELHO
Interno - 530117 - MANOEL ALVARO DE FREITAS LINS NETO
Externo ao Programa - 2382828 - FERNANDO GOMES DE BARROS COSTA
Notícia cadastrada em: 28/03/2021 18:01
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 08/05/2024 05:51