Análise da confiança de estudantes de ambientes online de aprendizagem em itens oferecidos por sistemas de recomendação, em relação à personalização da explicação que justifica o item recomendado.
Os ambientes online de aprendizagem foram desenvolvidos como uma forma online para que o aluno pudesse interagir com seus professores, colegas e conteúdo do curso. Estes ambientes dispõem de recursos pedagógicos em quantidade e diversidade, permitindo recomendações desses aos estudantes, baseando-se nas suas respectivas necessidades, além das competências que deverão ser desenvolvidas. Porém, há limitações nesses sistemas de recomendação em ambientes online de aprendizagem, principalmente em relação à qualidade das recomendações, levando a problemas referentes à aceitação das recomendações por parte dos estudantes. Um dos fatores que pode levar à não aceitação das recomendações recebidas é a falta de confiança. Uma possível abordagem para este problema é explicar aos estudantes como essa recomendação foi criada. Para isso, pretendemos identificar se existe diferença na confiança de estudantes em recomendações: (1) com explicação personalizada de acordo com o desempenho e interação do próprio estudante e; (2) com explicação personalizada de acordo com o desempenho e interação da turma. Para avaliar nossa pesquisa, realizamos um experimento para avaliar a preferência e percepção de estudantes do ensino superior, quanto à explicação das recomendações enviadas pelo ambiente online de aprendizagem. Para isso, realizamos um experimento e utilizamos os dados de interações desses estudantes com o conteúdo de um curso online de introdução à computação. A partir desses dados, selecionamos os dados de um estudante com problemas no seu desempenho e interação, e geramos recomendações alinhadas com as suas necessidades. Em seguida, criamos as explicações para essas recomendações e avaliamos, por meio de um survey, o impacto da confiança dos estudantes em relação às recomendações pedagógicas geradas de forma personalizada para o aluno e para a turma. Esperamos com este trabalho contribuir para uma melhoria na qualidade das recomendações e para aumentar a confiança dos estudantes em relação a recomendações pedagógicas em ambientes online de aprendizagem.