PERCEPÇÃO DE CARGA DE TRABALHO NO ENVIO DE FEEDBACK PARA DASHBOARDS E LEARNING ANALYTICS: UM EXPERIMENTO CONTROLADO COM PROFESSORES
Informática na Educação, Ambientes Educacionais. Learning Analytics. Percepção de Carga de trabalho. NASA TLX.
O e-learning tem utilizado tecnologias de informação para potencializar a educação via internet. Com um aumento de 87\% nas matrículas em Educação a Distância desde 2014, a modalidade ultrapassou o ensino presencial em oferta de vagas desde 2020, refletindo a adaptabilidade das instituições ao mundo digital. Assim, os professores têm enfrentado desafios referente ao aumento da carga de trabalho devido à gestão das interações nos ambientes virtuais. Nesse contexto, essa dissertação investiga qual a percepção dos docentes em relação ao seu esforço cognitivo e tempo de dedicação na criação e envio de feedbacks em uma plataforma educacional simulada por meio da Inteligência Artificial e Learning Analytics. Este estudo irá comparar três grupos de professores, utilizando um dos ambientes (manual - AM, automatizado - AA e semi-automatizado - AS) de acompanhamento de uma plataforma educacional simulada. O intuito é otimizar o processo educacional, tornando a gestão de feedbacks mais eficiente, sem sobrecarregar os profissionais da educação. Neste estudo, 98 docentes participantes avaliaram aleatoriamente através de um questionário qual é a sua percepção de esforço cognitivo e tempo dedicado para a criação e envio de feedback para alunos na plataforma. Foi aplicado diversos testes estatísticos, como Shapiro-Wilk, Kolmogorov-Smirnov e Levene, visando compreender a distribuição dos dados, bem como o NASA TLX foi utilizado para avaliar a carga de trabalho percebida pelos docentes. Os resultados revelaram que o teste de Mann-Whitney destacou discrepâncias em certos ambientes e fatores. Na avaliação geral, verificou-se uma diferença estatística significativa entre os AM e AA, tendo o p-valor= 0,0319 e entre os mesmos ambientes, sob o p-valor= 0,0277 para as dimensões de demanda física e temporal, respectivamente, abaixo do limiar de p-valor=0,05. Ao avaliar os professores por gênero, para os homens verificou-se uma diferença estatística significativa entre os AA e AS, tendo o p-valor de 0,0312 e entre os AM e AA, sob o p-valor de 0,0380 para as dimensões de demanda física e nível de frustração, respectivamente. Para as professoras as diferença estatística ficou entre os AM e AS, com o p-valor= 0,0108 na dimensão de demanda física. O AS na maioria dos testes ficava entre o AA e o AM. Notavelmente, o AA influenciou certos aspectos em comparação ao AM. A pesquisa sugere que o tipo de ambiente de feedback pode afetar a carga de trabalho dos docentes, variando de acordo com fatores específicos e gênero.