Banca de QUALIFICAÇÃO: SIDARTA GOMES TENORIO

DISCENTE : SIDARTA GOMES TENORIO
DATA : 06/11/2023
LOCAL: Online - Google Meet

UM SISTEMA INTELIGENTE PARA A IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS EM IMAGENS DE LIVROS DIGITAIS: estudo de caso no Programa Nacional do Livro e do Material Didático

Arquivos Digitais; Inteligência Artificial; Tomada de Decisão; Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

A crescente produção de dados em diversos contextos da sociedade evidencia a importância da extração e identificação de informações relevantes para auxiliarem na tomada de decisão referente a quaisquer processos, quer sejam administrativos, educacionais, técnicos, especializados, dentre outros. Nesse sentido, nas atividades relacionadas à etapa de Triagem, especificamente, na análise da conformidade de arquivos digitais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático, torna-se fundamental uso de tecnologias inteligentes adaptadas às necessidades humanas, geralmente, não possui autonomia para exercer poder de decisão, por isso se faz necessário que um humano avalie os resultados apresentados por elas, verificando se estão corretos, satisfatórios, excessivos ou precários. Essas tecnologias podem colaborar para elevar a qualidade do ensino e do aprendizado. Diante do exposto, o objetivo principal desta pesquisa é avaliar o impacto do uso de ferramenta tecnológica de Inteligência Aumentada durante a etapa de Triagem do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (validação de inscrição e análise de atributos físicos), realizada pela equipe da Universidade Federal de Alagoas, especificamente, na verificação qualitativa de imagens de arquivos digitais de obras e materiais didáticos, pedagógicos, literários e de apoio à prática educativa. Quanto à metodologia, é uma pesquisa, de abordagem quantitativa, cujo desenho se baseia em um estudo controlado randomizado, paralelo de dois braços, com uma proporção de 1:1, que consistirá em um experimento, de dois testes de linha de base, aplicados a grupos em comparação, delimitados na amostra da pesquisa, sob o uso e o não uso de uma ferramenta tecnológica. A coleta de dados ocorrerá a partir da observação da atuação dos grupos e por meio de questionário. O desempenho de cada grupo será mensurado a partir da aplicação do método estatístico Kappa de Cohen, conforme métricas já pré-determinadas. Pretende-se, ainda, realizar os testes de hipóteses t-test e Wilcoxon test. A utilização de tecnologias inteligentes pode contribuir significativamente para melhorar o nível de compreensão dos validadores humanos sobre diferentes tipos de falhas de imagem em livros e materiais digitais e fornecer avaliações automáticas para acelerar o processo, garantindo assim a aprovação de produções com a qualidade necessária para o progresso da educação pública de qualidade brasileira.

Presidente - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
Interno(a) - ***.444.294-** - ALVARO ALVARES VDE CARVALHO CESAR SOBRINHO - Outros(as)
Interno(a) - 3064882 - ANDRE MAGNO COSTA DE ARAUJO
Interno(a) - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS