Banca de QUALIFICAÇÃO: MAXWELL ESDRA ACIOLI SILVA

DISCENTE : MAXWELL ESDRA ACIOLI SILVA
DATA : 26/05/2021
LOCAL: Instituto de Computação (ONLINE)

Proposta e Avaliação de um Modelo Híbrido de Seleção de Características para o Prognóstico do Câncer de Mama

Aprendizagem de Máquina, Prognóstico, Câncer de Mama, Recorrência.

A tecnologia de Inteligência Artificial tem sido fundamental no papel do cuidado à saúde da sociedade. Ela vem sendo amplamente utilizada nos diversos ramos da medicina. Uma de suas principais aplicações é no contexto do prognóstico da doença de câncer de mama. O câncer é considerado como a segunda maior causa de mortes decorrentes de doenças no mundo. Neste contexto, destaca-se o câncer de mama, que é considerado a maior ocorrência de câncer entre as mulheres no mundo. Um dos principais desafios neste cenário é identificar quais são as características mais relevantes no desenvolvimento deste tipo de neoplasia por um paciente. Este tipo de filtro é realizado pelos métodos de seleção de características. Este trabalho apresenta um modelo híbrido de seleção de características que deve ser utilizado por clínicos de um paciente, a fim de realizar uma predição de recorrência do câncer de mama.

Presidente - 1774996 - RAFAEL DE AMORIM SILVA
Interno - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
Interno - 1388993 - BRUNO ALMEIDA PIMENTEL
Externo ao Programa - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS