Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIO VASCONCELOS PAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIO VASCONCELOS PAIS
DATA : 28/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/pfe-ontz-knm
TÍTULO:

Otimização-Simulação da Programação Semafórica: Estudo de Caso em Maceió/AL


PALAVRAS-CHAVES:

Otimização, Simulação de Trânsito, Algoritmos.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este trabalho apresenta uma estratégia de otimização-simulação de tráfego na cidade de Maceió. O trecho estudado representa a mais importante via de acesso dos habitantes de Maceió, que é a avenida Fernandes Lima. Esta avenida vem apresentando sérios problemas de mobilidade urbana devido ao crescimento populacional e aumento da frota de veículos ao longo dos anos. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o maceioense perde cerca de 5,7 horas por semana com o deslocamento para o trabalho. Dados coletados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito - SMTT apontam que das 92 linhas de transporte público de Maceió, 50 linhas percorrem pelo menos algum trecho da avenida Fernandes Lima. Outro ponto importante, desde 2019, problemas geológicos ocorridos devido à mineração resultaram na interdição de uma parte do Eixo Bebedouro e, consequentemente, o fluxo foi transferido para a avenida Fernandes Lima, tornando-a ainda mais densa. Com isso, acredita-se na melhoria da qualidade de vida das pessoas reduzindo o seu tempo de percurso através da otimização da programação semafórica. Pesquisando na literatura, a última contagem de veículos por hora disponibilizada pelas autoridades de trânsito foi realizada em 2013. Como a otimização da programação semafórica, objeto deste estudo, depende do fluxo de veículos que trafegam nas interseções, uma das contribuições será a realização de uma nova contagem volumétrica. As demais contribuições são disponibilizar o ambiente de simulação para trabalhos futuros e os melhores parâmetros da programação semafórica otimizada no período que compreende o funcionamento da faixa azul, das 06h às 20h. Os passos até aqui percorridos foram a criação do ambiente de simulação de tráfego urbano da avenida Fernandes Lima utilizando o simulador de mobilidade SUMO, estudos do ciclo semafórico com pesquisa de campo e visitação aos órgãos de controle, estudos de algoritmos bioinspirados e experimentos de contagem de veículos. Por fim, o estudo de caso pretendido busca avaliar as condições de tráfego no trecho e executar ferramentas computacionais a fim de encontrar os melhores parâmetros para otimizar o ciclo semafórico onde não é possível o controle em tempo real.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1803490 - BRUNO COSTA E SILVA NOGUEIRA
Interno - 1114959 - RIAN GABRIEL SANTOS PINHEIRO
Interno - 1645130 - LEANDRO DIAS DA SILVA
Interno - 1647956 - ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
Notícia cadastrada em: 28/05/2021 08:47
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