Impacto do Tempo de Resposta dos Motoristas no Desempenho do Tráfego
tempo de resposta, microssimulação de tráfego, SUMO, análise de sensibilidade.
O trânsito impacta diretamente na economia da região. Nesse sentido, um grande gargalo na infraestrutura viária são as interseções, visto que nelas é onde mais ocorrem acidentes e congestionamentos. Paralelamente, com a advindo das tecnologias, o uso dos smartphones está cada vez mais frequente entre os motoristas, principalmente nas paradas nos semáforos. Esse tipo de distração acarreta em um tempo de reação maior do que o comum, o que proporciona mais atrasos de fila. Devido o tempo de resposta do motorista (TR) ser um parâmetro essencial para o cálculo do ciclo ótimo das interseções semafóricas, o mesmo vem sendo objeto de estudos para se melhor avaliá-lo. Contudo, ainda existem lacunas a serem exploradas no que tangem os impactos causados por este tempo de resposta, em especial quando se considera o tempo de resposta aumentado, que se trata de um TR majorado por conta de atrasos não usuais, como distrações com uso de aparelho celulares. Desta forma, neste trabalho, propomos o uso de um simulador de tráfego para realizar estudos sobre tal fenômeno. Resultados preliminares foram obtidos no sentido de verificar a possibilidade da realização de tais experimentos por meio do simulador Simulation of Urban MObility, mais conhecido como SUMO. Espera-se com o presente trabalho ser possível realizar uma análise de sensibilidade do TR em relação ao desempenho do tráfego.