Arquitetando Recomendações para o professor: Learning Analytics Aplicado à Melhoria de Videoaulas
Qualidade, Videoaula, Professor
Vídeos são a mídia digital mais popular para educação na atualidade, sendo as videoaulas a principal manifestação desta mídia. Enquanto a oferta e demanda de videoaulas cresce de forma consistente, principalmente no período da pandemia do COVID-19, a capacidade de uma parcela considerável dos professores acompanhar esta tendência não acompanha o crescimento de maneira proporcional, ou com resultados satisfatórios. Produzir videoaulas não é uma tarefa trivial para um professor, e é mais difícil ainda validar a qualidade da videoaula produzida, devido as características próprias de um vídeo e a subjetividade com que se estima sua qualidade. É proposto neste trabalho um sistema de validação de videoaulas, o qual tem como objetivo gerar recomendações de melhorias de videoaulas para professores. O sistema arquitetado tem como base as definições presentes na literatura sobre conceitos de boas práticas para produção de videoaulas. Um experimento foi executado para se avaliar o que alunos e professores consideram como boas práticas em videoaulas, assim como avaliar a utilidade de três recomendações criadas para simular o resultado gerado pelo sistema proposto. Os dados coletados mostram que os aspectos técnicos dos vídeos são bastante considerados pela preferência dos participantes do experimento. Dados de experimentos relacionados mostram que a coleta de interações dos participantes com o vídeo podem ajudar o professor a tomar melhores decisões pedagógicas.