Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCYS RAFAEL DO NASCIMENTO MARTINS

DISCENTE : FRANCYS RAFAEL DO NASCIMENTO MARTINS
DATA : 29/10/2021

Investigando Estereótipos de Gênero implícitos, Autoeficácia e Experiência de Fluxo em Ambientes Educacionais Gamificados

gamificação; estereótipo de gênero; autoeficácia; experiência de fluxo; aprendizagem; educação

O uso da gamificação vem sendo amplamente estudado nos últimos anos, em particular quando ela é utilizada como intervenção para aumento de motivação e engajamento em cenários educativos. Mesmo tendo-se evidências de que a gamificação causa impactos positivos, também existem estudos que apontam problemas na sua aplicação. Em alguns casos, resultados positivos não são alcançados por influência de diversos fatores, um deles é a da ameaça de estereótipo de gênero, a qual pode impactar no nível de autoeficácia do estudante e no desempenho na aprendizagem. Isto ocorre porque a autoeficácia é o sentimento de se sentir com a capacidade de atingir as metas. Assim, quando determinada tarefa é proposta e o indivíduo não acredita ter as capacidades necessárias em sua execução, o êxito na conclusão da tarefa é fraco. Tal fator, influencia no desempenho da aprendizagem, podendo causar impactos negativos. Por exemplo, o estereótipo de que homens têm mais habilidade em matemática pode influenciar negativamente em algumas mulheres fazendo com que elas tenham uma percepção de autoeficácia muito baixa, causando problemas na aprendizagem, mesmo que as atividades sejam realizadas em um ambiente gamificado. Assim, nesta dissertação nosso objetivo é identificar e explicar como estereótipos de gênero impactam na autoeficácia, na experiência de fluxo (estado de total imersão almejado em cenários educativos) e no desempenho da aprendizagem dos estudantes em ambientes educacionais online gamificados. Para isso, serão realizadas revisões sistemáticas da literatura (meta-análises) e condução de estudos quasi-experimentais. Revisões sistemáticas possibilitaram obter um panorama geral de como estereótipos de gênero e gamificação afetam a autoeficácia, experiência de fluxo e desempenho da aprendizagem. Os estudos quasi-experimentais de tipo quantitativo e qualitativo serão conduzidos para identificar e explicar os efeitos causados pelo estereótipo de gênero em ambientes educacionais online gamificados. Desta forma almejamos fornecer evidências no referido a se estereótipos de gênero afetam a experiência de fluxo, se eles afetam a autoeficácia e se eles contribuem num desempenho ruim de aprendizagem dos alunos. Como resultado também esperamos identificar se existe um gênero que possa ser mais afetado pelo estereótipo e compreender as causas desses efeitos. Essas evidências irão contribuir na geração de diretrizes, recomendações e práticas que resultem em adaptações e implementações de ambientes educacionais online gamificados sem ameaça de estereótipo, a elaboração de ambientes mais justos e que promovam a equidade de gênero.

Presidente - 2554913 - IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
Interno - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Externo ao Programa - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Externo à Instituição - GEISER CHALCO CHALLCO - FURG