Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JOSÉ DOS SANTOS TAKESHITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JOSÉ DOS SANTOS TAKESHITA
DATA : 29/10/2021
LOCAL: Google Meet

Estereótipos afetam autoeficácia, fluxo e performance em ambientes gamificados de Ensino de Lógica?

Gamificação, Autoeficácia, Boost

O uso da gamificação, deve-se destacar, quando amplamente estudada e aplicada na área educacional, proporciona que o ensino seja realizado de forma inovadora, permitindo introduzir na educação novos recursos que auxiliam professores e alunos no processo da aprendizagem. A gamificação tem sido amplamente aplicada para aumentar o envolvimento dos alunos e a motivação, e frequentemente utilizada de forma online. Apesar desses benefícios, estudos mostram que efeitos negativos podem ser obtidos no engajamento, especialmente quando os alunos são expostos a ambientes gamificados estereotipados quanto ao gênero. Surge então uma questão pertinente: Como aumentar o engajamento e o desempenho dos alunos nas atividades realizadas, utilizando mensagem do tipo Boost (i.e. mensagem positiva) em um ambiente gamificado? Consequentemente aumentando o desempenho nas atividades realizadas?  Com o intuito de buscar evidências para responder essas questões, foi conduzido um estudo com o intuito de averiguar se o estereótipo de gênero com a utilização de Boosts em ambientes educacionais gamificados online pode de fato motivar a autoeficácia e o desempenho dos alunos. O experimento foi dividido em três momentos:(1) um questionário a respeito de sua autoeficácia, a partir daí foram direcionados a (2) um sistema online gamificado hipotético com questões de lógica onde poderiam ou não receber uma mensagem positiva (Boost) de acordo com o seu gênero. Posteriormente sua autoeficácia foi reavaliada (3) verificando assim se sofreu alguma modificação. Levando em consideração os fatores observados, resultados indicaram que os participantes do sexo feminino obtiveram melhores resultados no engajamento quando o uso de uma mensagem de impulso feminino no ambiente stFemale foi apresentada. Entretanto, os participantes do sexo masculino apresentaram resultados significativamente melhores em relação a autoeficácia e desempenho, despertando assim a necessidade da análise qualitativa dos resultados apresentados referente a autoeficácia e desempenho dos participantes do sexo feminino.

Presidente - 2554913 - IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
Interno - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Externo ao Programa - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Externo à Instituição - MARCELO REIS