Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE WILLIAMS BARBOSA NOBRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSE WILLIAMS BARBOSA NOBRE
DATA : 13/05/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O USO DA ANÁLISE DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Autorregulação da aprendizagem, Análise da aprendizagem, Visualização de dados, Sistemas de recomendação. 


PÁGINAS: 36
RESUMO:

Com o avanço do ensino on-line que se deu mediante a necessidade de uma democratização no acesso à educação, além da pandemia global da COVID-19 que demandou o fechamento de diversas instituições de ensino. Esse ambiente se tornou cada vez mais presente na vida dos estudantes. No entanto, alguns problemas são enfrentados, destaca-se a evasão dos alunos que se dá em virtude da falta de suporte, dúvidas e dificuldades pedagógicas, mas principalmente pela dificuldade dos professores de assistenciar esses cursos em virtude das suas cargas de trabalho. Essa evasão gera prejuízos econômicos individuais e institucionais. Assim, a proposta deste trabalho é a criação de uma visualização de dados e recomendações personalizadas para os estudantes, com o objetivo de apoiar sua autorregulação da aprendizagem. O sistema incluirá o estudante dentro de um processo que o auxiliará o seu aprendizado por meio da visualização de dados, que apresentará o status atual do estudante em relação as metas estabelecidas pelo professor. Metas referentes as interações e o desempenho do estudante em relação aos recursos de aprendizagem disponíveis. Ainda com base no status atual temos as recomendações personalizadas, ou seja, sugestões de ações que ajudarão o estudante a atingir as metas esperadas ou o mantenha engajado. A proposta será avaliada através de um caso plausível da situação de um estudante, onde será perguntado aos avaliadores se essas visualizações ajudariam a identificar o seu status atual, as metas pretendidas de aprendizagem, e se as recomendações o ajudariam a sair do ponto onde está a atingir o ponto onde deveria estar, avaliando assim, as percepções dos avaliadores quanto as visualizações e as recomendações. Quanto aos resultados esperados, a proposta tem o propósito de melhorar a qualidade da aprendizagem e diminua a sensação de abandono em ambientes online e possa guiá-lo no processo de autorregulação da aprendizagem. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Interno - 2494583 - ALAN PEDRO DA SILVA
Interno - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
Externo ao Programa - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Notícia cadastrada em: 20/05/2022 07:13
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