Banca de QUALIFICAÇÃO: ITALO RODRIGO DA SILVA ARRUDA

DISCENTE : ITALO RODRIGO DA SILVA ARRUDA
DATA : 28/06/2022

Carga Cognitiva no Envio de Feedback a partir de Dashboards e Learning Analytics: um experimento controlado com professores

Curso Online Aberto e Massivo. Analise de Sentimentos. Ambientes Educacionais. Learning Analytics. Percepção dos Professores. Modelo de Aceitação da Tecnologia.

O uso das Tecnologias de Informação está cada vez mais evidente nos ambientes educacionais. As plataformas de ensino educacionais on-line possibilitam ajudar os alunos e professores na missão formativa do ensino e aprendizagem em diversas áreas do conhecimento. Dentre as plataformas educacionais voltadas para o e-learning, temos os Curso Online Aberto e Massivo - MOOCs, que permitem um ambiente educacional adaptativo aos usuários com suporte de recursos automatizados de recomendações, sendo realizados por técnicas de inteligência artificial, tendo como objetivo a aprendizagem dos alunos de acordo com os seus perfis de utilização. Nesse sentido, pesquisadores têm se interessado cada vez mais em fornecer aos professores estratégias para acompanhar os estudantes de forma mais eficiente no envio de feedbacks no contexto de MOOCs de forma a utilizar as capacidades inerentemente humanas dos professores para ajustar os feedbacks de acordo com as necessidades dos alunos, levando em consideração a analise de sentimento em postagens. Entretanto, este trabalho foca investigação de qual a percepção dos professores em relação ao seu esforço cognitivo e tempo de dedicação na criação e adequação das recomendações de feedbacks em uma plataforma educacional simulada. Este estudo irá comparar três grupos de docentes, utilizando um dos cenários (manual, automatizado e semi-automatizado) de acompanhamento de uma plataforma educacional simulada. Os cenários postos serão utilizados em um experimento aleatório, onde os professores participantes irão avaliaram através de um formulário qual é a sua percepção de esforço cognitivo e tempo dedicado para a criação e adequação das recomendações de feedbacks e acompanhamento dos alunos na plataforma. Além de avaliar o Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) dos cenários propostos como modulo de Learning Analytics para ambientes de moocs. Espera-se com os resultados a validação das hipóteses levantadas: que o uso da inteligência artificial no cenário automatizado influencie na percepção dos professores levando-os a apresentar menor carga de trabalho menor que a do cenário manual. E que ao avaliar os professores de acordo com o nível de sentimentos dos alunos nas postagens, buscamos indicativos de que a percepção da demanda mental no cenário automatizado se saia melhor quando analisado o cenário manual. Sendo contribuições importantes para entender a percepção dos professores ao utilizar plataformas educacionais em suas turmas.

Presidente - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Interno - 1774996 - RAFAEL DE AMORIM SILVA
Interno - 3221659 - RANILSON OSCAR ARAUJO PAIVA
Externa à Instituição - HELENA MACEDO REIS - UFPR