Banca de DEFESA: JESSICA FERNANDA SILVA BARBOSA

DISCENTE : JESSICA FERNANDA SILVA BARBOSA
DATA : 08/12/2022

Estereótipos de Gênero, Pensamento Negativo e Experiência de Fluxo em Tecnologias Digitais Educativas Gamificadas

tecnologias digitais educativas, gamificação, pensamento negativo, fluxo, estereótipos

A utilização da gamificação dentro da sala de aula, tornou-se uma alternativa muito atrativa em tecnologias digitais educativas, visando tornar atividades de aprendizagem entediantes em atividades engajadoras, entretanto sua utilização nem sempre traz os resultados esperados. Entre os fatores que podem afetar negativamente a aprendizagem em tecnologias digitais gamificadas, a estereotipação de gênero é uma delas, a qual pode diminuir o desempenho do aluno ou ainda despertar interferência cognitivas no indivíduo tais como pensamento negativo. Nesse sentido, o estudante ao invés de direcionar esforço e concentração nas atividades de aprendizagem, ele é direcionado para pensamentos que os desconcentram e fazem cair seu desempenho. Nesse sentido, este estudo visa identificar e analisar os efeitos do estereótipo de gênero na experiência de fluxo (estado de total imersão almejado por todo ambiente educativo), pensamento negativo em tecnologias digitais gamificadas. Para isso, serão realizadas revisões sistemáticas da literatura (meta-análises) e condução de estudos quasi-experimentais. Revisões sistemáticas possibilitam obter um panorama geral de como estereótipos e gamificação afetam nos pensamentos negativos, experiência de fluxo e a aprendizagem. Estudos quasi-experimentais de tipo quantitativo e qualitativo serão conduzidos visando explicar os efeitos observados de estereótipo em tecnologias digitais gamificadas. Desta forma as contribuições deste estudo visam fornecer evidências se estereótipos de gênero em tecnologias digitais gamificadas podem causar pensamentos negativos, se eles afetam a experiência de fluxo e se eles contribuem num desempenho ruim da aprendizagem dos alunos. Almejamos também, identificar se existe um gênero que possa ser mais afetado pelo estereótipo e compreender as causas desses efeitos. Esses resultados esperam contribuir na geração de diretrizes, recomendações e práticas das adaptações e implementações de tecnologia digital gamificadas sem ameaça de estereótipo, tecnologia mais justa e tecnologia que promova a equidade de gênero.

Presidente - 2554913 - IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
Interno(a) - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Externo(a) ao Programa - 2343573 - LEONARDO BRANDAO MARQUES
Externo(a) à Instituição - GEISER CHALCO CHALLCO - FURG