Estereótipos em ambientes educacionais online gamificados – uma análise de gênero e raça
Ameaça dos Estereótipos, Ansiedade, Desempenho, Estereótipos de Gênero, Estereótipos Raciais, Fluxo, Self-handicapping, Tecnologias Educacionais Digitais, Tecnologias Educacionais Digitais Gamificadas.
Devido a pandemia da COVID-19 as tecnologias educacionais se tornam cada vez mais comuns em ambientes de ensino principalmente no contexto da graduação. Diversos autores discutem problemas que estão relacionados fortemente as tecnologias educacionais digitais, estando alguns deles não relacionados diretamente a ciência da computação como os estereótipos, que surgem como questões multidisciplinares a serem trabalhadas em interface com a psicologia social. A problemática das tecnologias educacionais digitais estereotipadas está na possiblidade de milhares de alunos estarem tendo seu desempenho acadêmico afetado negativamente por estereótipos: raciais e de gênero. Este trabalho de dissertação discute a influência dos estereótipos raciais e de gênero em ambientes educacionais online gamificados utilizados por estudantes de graduação. O objetivo geral da pesquisa é compreender os efeitos desses estereótipos presentes no desenvolvimento de um ambiente educacional gamificado, analisando três construtos psicológicos que afetam a performance e a aprendizagem: Flow, Selfhandicapping e Ansiedade. Para alcançar este objetivo, lançaremos mão de uma revisão sistemática de literatura para compreender o escopo dos estereótipos raciais em tecnologias educacionais digitais e da realização de experimentos. Como resultado preliminar de um dos experimentos desta pesquisa encontramos, ao verificar a influência dos estereótipos de gênero, que eles influenciam negativamente nos níveis de fluxo e de desempenho de mulheres quando em ambientes de gênero oposto ao seu. Essa influência, não afetou muito os homens, que apesar de estarem na condição de ameaça dos estereótipos continuaram tendo classificações mais altas. A relevância da pesquisa está na possibilidade de contribuir com as áreas de informática na educação, na elaboração de tecnologias educacionais digitais e psicologia, na compreensão da influência dos estereótipos