Plataforma para otimização de compras em mercados locais baseada no problema do comprador viajante usando dados reais
Otimização. TPP.
O Traveling Purchaser Problem – TPP é uma variante do Traveling Salesman Problem – TSP, que possui um conjunto de produtos e um conjunto de mercados. Cada produto deverá estar disponível em um subconjunto de mercados e o preço unitário varia de acordo com o mercado. O objetivo é comprar todos os produtos, de modo que a viagem se inicia e termina em um ponto inicial chamado depósito v0, desde que o vértice j≠i.
Atualmente as grandes cidades sofrem com o grande fluxo de trânsito, principalmente no horário de pico. A mobilidade urbana se tornou um grande desafio para gestores de cidades e engenheiros de trafego. O aumento da frota circulante aumenta a cada ano e conta com uma variação de 0.2% ao ano. Em relatório publicado em 2022, Relatório da Frota Circulante, Sistema Sindipeças Frota, aponta que a frota de Veículos automotores e Motos tiveram um crescimento aproximado de 10 milhões de unidades desde 2012. Estes dados corroboram com a dificuldade na mobilidade urbana.
Desta forma para o consumidor, o elevado preço dos combustíveis, os engarrafamentos, vias cada vez mais movimentadas, causam transtornos para todos os setores da sociedade. Porém o varejo é uma das mais afetadas, visto que estes setores repassam para o consumidor final os custos desde o frete até o de combustíveis.
Com o objetivo auxiliar na economia familiar e até comercial e construir uma mais curta e econômica, considerando o valor do combustível gasto no trajeto e o valor de custo de produtos. A proposta apresenta a variação do TPP, Travelling Purchaser Problem, em que um aplicativo traçar um roteiro econômico de compras ao consumidor. Esta abordagem visa a otimização de uma rota, caminho mínimo, considerando o valor dos produtos e o valor gasto de combustível no trajeto.