Banca de DEFESA: LUCIANO JULIO DOS SANTOS

DISCENTE : LUCIANO JULIO DOS SANTOS
DATA : 23/05/2023
LOCAL: meet.google.com/qhy-jrrj-zdk

MONITORAMENTO DO DESEQUILÍBRIO DE TENSÃO E DA CORRENTE REVERSA NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE BAIXA TENSÃO: UMA PROPOSTA DE SISTEMA COMPUTACIONAL QUE UTILIZA A INFRAESTRUTURA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Engenharia de Sistemas Computacionais, Sistema de Monitoramento, Sistema de Iluminação Pública, Sistema de Distribuição de Baixa Tensão, Desequilíbrio da Tensão, Direção da Corrente Elétrica, Painéis Fotovoltaicos.

As matrizes energéticas do Brasil e do mundo estão num processo de descentralização da produção de energia devido à expansão da Geração Distribuída (DG) resultado da energia gerada por meio dos Painéis Fotovoltaicos (PV) instalados nos telhados das residências em áreas urbanas. Esta descentralização fez do monitoramento da qualidade da energia das Redes de Distribuição de Baixa Tensão (RDBT) um dos maiores desafios para os Opera  dores de Sistemas de Distribuição (OSDs) que só estão conscientes dos níveis de qualidade energética por intermédio das queixas dos clientes às distribuidoras. Existem poucos projetos de implementação de sistemas para este fim, possivelmente devido ao elevado investimento necessário para esta tecnologia. Por conseguinte, este trabalho propõe um sistema de monitoramento do sentido do fluxo da corrente elétrica e do Desequilíbrio de Tensão (DT) em uma RDBT, utilizando a Infraestrutura da Iluminação Pública (IIPu). O sistema proposto fornecerá aos OSDs informações em tempo real da qualidade da energia na RDBT por meio de um modelo de aquisição de dados de baixo custo, utilizando a IIPu por meio dos Relés de Telegestão (RT). O sistema foi validado empiricamente por meio do monitoramento de uma rua onde os sistemas de geração fotovoltaica ligados a RDBT injetam energia. Os resultados mostram que o sistema proposto pode identificar a direção da corrente na RDBT e estimar o DT com um erro médio absoluto de 0,096% em comparação com o analisador de energia profissional. Os resultados deste projeto podem trazer contribuições relevantes para o desafio no monitoramento da qualidade da energia; por exemplo, os OSDs podem utilizar o sistema proposto para acessar a informação em tempo real relativa à RDBT por meio de um modelo de aquisição de dados de baixo custo. Espera-se que os resultados deste projeto tragam contribuições relevantes para o desafio no monitoramento dos níveis da qualidade da energia, colaborando assim para uma expansão mais ordenada da distribuição da produção de energia no Brasil.

Presidente - 2343385 - ERICK DE ANDRADE BARBOZA
Interno(a) - 1647956 - ANDRE LUIZ LINS DE AQUINO
Externo(a) ao Programa - 1185808 - IGOR CAVALCANTE TORRES
Externo(a) à Instituição - RONALDO RIBEIRO BARBOSA DE AQUINO