Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE TIAGO LIMA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FELIPE TIAGO LIMA DE OLIVEIRA
DATA : 30/06/2023
HORA: 10:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

Prevenção de acidentes em zonas rurais utilizando redes 5G e computação de borda


PALAVRAS-CHAVES:

Rede 5G, Computação de Borda, Áreas Rurais.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

O presente trabalho, apresentará uma proposta que visa prevenir acidentes, principalmente em estradas e rodovias que não são duplicadas, a partir de um sistema de envio de mensagens de alerta, utilizando a rede 5G e a computação de borda. A escolha dessas duas tecnologias como base para este trabalho, se deu por conta da observação de problemas comuns existentes em áreas rurais e remotas como, alta latência, baixa vazão, conectividade limitada e até ausência de conexão à internet. A pesquisa realizada, indicou que a utilização da rede 5G associada à computação de borda, se mostrou bastante eficaz para dirimir ou pelo menos atenuar os problemas citados anteriormente. No trabalho, os caminhões serão citados com mais veemência, dado os fatores de risco que os mesmos propiciam, mas o objetivo será a prevenção de acidentes de uma forma geral nas zonas rurais, e aqui é importante salientar que de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) as rodovias são vias rurais pavimentadas, então nesse sentido, toda rodovia é considerada uma zona rural. Dentro desse contexto, será observada a grande importância da utilização da rede 5G para o envio dos alertas entre os veículos, considerando sua capacidade de conectar 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado, inclusive em altíssima velocidade (aproximadamente 500 km/h), e com a latência minúscula de 1ms. Com isso, será possível atender a necessidade de urgência para a chegada das mensagens enviadas de um veículo a outro, que se dará praticamente em tempo real, e assim, viabilizará uma ação a tempo, por parte dos condutores. Por último, será proposto um sistema que objetiva o envio e recebimento de dados entre os veículos (V2V), entre veículos e RSUs (unidades de beira de estrada) (V2I), entre RSUs e veículos (I2V), além do envio para a nuvem e uma unidade de monitoramento. Para validar o trabalho, será utilizado um simulador de código aberto chamado Carla, que possibilita a conf iguração de sensores internos dos veículos, tendo em vista que os dados para envio deverão ser extraídos através de seus sensores internos, além disso, o simulador propicia o controle do ambiente, simulação de diversas situações de tráfego, dentre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645130 - LEANDRO DIAS DA SILVA
Interno(a) - 057.444.294-41 - ALVARO ALVARES DE CARVALHO CESAR SOBRINHO - Outros(as)
Interno(a) - 1963609 - BALDOINO FONSECA DOS SANTOS NETO
Externo(a) à Instituição - IVO AUGUSTO ANDRADE ROCHA CALADO - IFAL
Notícia cadastrada em: 11/07/2023 10:49
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