Avaliando a resiliência de serviços NLP na Amazon, Microsoft e Google
Serviços, Aprendizado de Máquina, Injeção de Falhas
O processamento de linguagem natural (NLP) revolucionou as indústrias, simplificando o atendimento ao cliente por meio de aplicativos nos domínios de saúde, finanças, jurídico e recursos humanos e simplificando tarefas como pesquisa médica, análise financeira e análise de sentimentos. Para evitar os altos custos de construção e manutenção da infraestrutura de NLP, as empresas recorrem aos serviços Cloud NLP oferecidos pelos principais provedores de nuvem como Amazon, Google e Microsoft. No entanto, pouco se sabe sobre a resiliência desses serviços quando sujeitos a ruído. Este artigo apresenta um estudo que analisa a resiliência dos serviços Cloud NLP avaliando a eficácia dos serviços de análise de sentimento fornecidos pela Amazon, Google e Microsoft quando submetidos a 12 tipos de ruído, incluindo ruídos sintáticos e semânticos. Os resultados indicam que o Google é o mais resiliente a ruídos sintáticos e a Microsoft é o mais resiliente a ruídos semânticos. Essas descobertas podem ajudar desenvolvedores e empresas a selecionar o provedor de serviços mais adequado e lançar luz para melhorar as técnicas de ponta para serviços eficazes de NLP em nuvem.