Investigando a relação entre Garra, Aprendizagem e Experiência de Fluxo em Ambientes Educacionais Gamificados e Estereotipados
gamificação, estereótipos, educação, garra, informática na educação.
Esta dissertação é composta por três estudos que visam explorar a influência da gamificação,
que refere-se à integração de elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a
jogos, como ambientes educacionais, no desempenho e engajamento de estudantes e impacto
de estereótipos de gênero, correlacionando-os com o traço de personalidade Garra . Este
traço é caracterizado por uma combinação de paixão e perseverança em direção a objetivos
de longo prazo, no qual abrange qualidades como resiliência, determinação e capacidade de
manter o esforço e o interesse diante de desafios e contratempos. Diante disso, três estudos
foram conduzidos, o primeiro estudo é uma revisão sistemática da literatura que investiga
a correlação entre Garra e sistemas gamificados, sugerindo que a gamificação influencia
positivamente o engajamento e o desempenho dos alunos. O segundo estudo enfoca as
diferenças de gênero em sistemas de tutoria gamificados estereotipados, sugerindo que a Garra
por si só pode não ser suficiente para reduzir essas disparidades, indicando nos resultados
que os estereótipos de gênero podem afetar negativamente o desempenho e o engajamento
para mulheres com baixos níveis de Garra. O terceiro estudo é uma análise qualitativa que
explora as percepções emocionais dos participantes em um ambiente gamificado estereotipado,
identificando sentimentos negativos de falta de controle. No geral, as descobertas destacam
a necessidade de ambientes gamificados equitativos e cuidadosamente projetados para evitar
efeitos negativos no desempenho e engajamento dos estudantes. Pesquisas futuras devem
considerar uma abordagem holística, investigando correlações complexas entre traços de
personalidade, métodos de engajamento e desempenho acadêmico e o impacto do estereótipo
de gênero. Estudos futuros também devem orientar o desenvolvimento de metodologias de
ensino e aprendizado.