Banca de DEFESA: ELISANGELA MARTINS DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELISANGELA MARTINS DO NASCIMENTO
DATA : 13/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Investigando a relação entre Garra, Aprendizagem e Experiência de Fluxo em Ambientes Educacionais Gamificados e Estereotipados


PALAVRAS-CHAVES:

gamificação, estereótipos, educação, garra, informática na educação.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Esta dissertação é composta por três estudos que visam explorar a influência da gamificação,
que refere-se à integração de elementos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a
jogos, como ambientes educacionais, no desempenho e engajamento de estudantes e impacto
de estereótipos de gênero, correlacionando-os com o traço de personalidade Garra . Este
traço é caracterizado por uma combinação de paixão e perseverança em direção a objetivos
de longo prazo, no qual abrange qualidades como resiliência, determinação e capacidade de
manter o esforço e o interesse diante de desafios e contratempos. Diante disso, três estudos
foram conduzidos, o primeiro estudo é uma revisão sistemática da literatura que investiga
a correlação entre Garra e sistemas gamificados, sugerindo que a gamificação influencia
positivamente o engajamento e o desempenho dos alunos. O segundo estudo enfoca as
diferenças de gênero em sistemas de tutoria gamificados estereotipados, sugerindo que a Garra
por si só pode não ser suficiente para reduzir essas disparidades, indicando nos resultados
que os estereótipos de gênero podem afetar negativamente o desempenho e o engajamento
para mulheres com baixos níveis de Garra. O terceiro estudo é uma análise qualitativa que
explora as percepções emocionais dos participantes em um ambiente gamificado estereotipado,
identificando sentimentos negativos de falta de controle. No geral, as descobertas destacam
a necessidade de ambientes gamificados equitativos e cuidadosamente projetados para evitar
efeitos negativos no desempenho e engajamento dos estudantes. Pesquisas futuras devem
considerar uma abordagem holística, investigando correlações complexas entre traços de
personalidade, métodos de engajamento e desempenho acadêmico e o impacto do estereótipo
de gênero. Estudos futuros também devem orientar o desenvolvimento de metodologias de
ensino e aprendizado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2554913 - IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
Interno(a) - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Externo(a) ao Programa - 1449933 - SHEYLA CHRISTINE SANTOS FERNANDES - UFALExterno(a) à Instituição - GEISER CHALCO CHALLCO - FURG
Externo(a) à Instituição - MARCELO REIS
Notícia cadastrada em: 03/11/2023 10:03
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 03/05/2024 04:04