Banca de DEFESA: JOAO VITOR LOURENCO BATISTA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO VITOR LOURENCO BATISTA DO NASCIMENTO
DATA : 30/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Effects of gender and race stereotypes on psychological mediators of learning during the use of gamified online educational environments


PALAVRAS-CHAVES:

Decolonialidade, Estereótipos, Gamificação, Informática na Educação, Mediadores Psicológicos da Aprendizagem, Tecnologias Educacionais Digitais


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Devido a pandemia da COVID-19 as tecnologias educacionais se tornam cada vez mais comuns em ambientes de ensino principalmente no contexto da graduação. Diversos autores discutem problemas que estão relacionados fortemente as tecnologias educacionais digitais, estando alguns deles não relacionados diretamente a ciência da computação como os estereótipos, que são questões multidisciplinares a serem trabalhadas em interface com a psicologia social. A problemática das tecnologias educacionais digitais estereotipadas está na possiblidade de milhares de alunos estarem tendo seu desempenho acadêmico afetado negativamente por estereótipos: raciais e de gênero. Este trabalho de dissertação discute a influência dos estereótipos raciais e de gênero em ambientes educacionais online gamificados utilizados por estudantes de graduação. O objetivo geral da pesquisa é compreender os efeitos desses estereótipos presentes no desenvolvimento de um ambiente educacional gamificado, analisando três construtos psicológicos que afetam a performance e a aprendizagem: Flow, Selfhandicapping e Ansiedade. Para alcançar este objetivo, lançaremos mão da realização de experimentos. Como resultados dessa pesquisa, temos que, ao verificar a influência dos estereótipos de gênero, que eles influenciam negativamente nos níveis de fluxo e de desempenho de mulheres quando em ambientes de gênero oposto ao seu. Essa influência, não afetou muito os homens, que apesar de estarem na condição de ameaça dos estereótipos continuaram tendo classificações mais altas. Por sua vez, ao verificar as influências dos estereótipos raciais, nos níveis de fluxo, ansiedade e desempenho, de estudantes de graduação, encontramos que houve sim um aumento de ansiedade e de fluxo, e que houve diferenças no desempenho dos estudantes, em especial entre os homens brancos não-cotistas, e as mulheres pretas cotistas, mas que estas diferenças não foram estatisticamente significantes entre os grupos. Inferimos também, a partir do segundo estudo, que há influência dos mediadores psicológicos no desempenho dos estudantes. Inspirado nos resultados desses estudos foi produzido um artigo que propõe uma metodologia batizada de olhar caleidoscópico que apresenta uma proposta de produzir designs de tecnologias que considerem as nuances sociais inerentes aos sujeitos alvo das soluções. A relevância da pesquisa está na possibilidade de contribuir com as áreas de informática na educação, na elaboração de tecnologias educacionais digitais e psicologia, na compreensão da influência dos estereótipos. Ademais este trabalho contribui para pensar o desenvolvimento de tecnologias educacionais sob uma perspectiva que leve em conta a interseccionalidade inerente aos seus usuários, tornando estas mais eficazes ao considerar o contexto social no qual estes estão inseridos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2554913 - IG IBERT BITTENCOURT SANTANA PINTO
Interno(a) - 2943096 - DIEGO DERMEVAL MEDEIROS DA CUNHA MATOS
Externo(a) ao Programa - 4725102 - IVANDERSON PEREIRA DA SILVA - UFALExterno(a) ao Programa - 3364319 - JARIO JOSE DOS SANTOS JUNIOR - UFALExterno(a) à Instituição - FLÁVIA MARIA SANTORO
Notícia cadastrada em: 22/11/2023 17:01
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