Banca de QUALIFICAÇÃO: GIOVANNA QUINTELLA JUCA DUARTE OITICICA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIOVANNA QUINTELLA JUCA DUARTE OITICICA
DATA : 24/07/2023
HORA: 20:00
LOCAL: Online via Google Meet
TÍTULO:

Inteligência artificial na detecção precoce de ectasias corneanas usando perfil de espessura epitelial


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência Artificial. Aprendizagem de Máquina. Mapa epitelial. Espessura epitelial. Ectasia corneana. Ceratocone.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

Introdução: O epitélio é a camada mais externa da córnea e tem a característica de ser altamente ativa com capacidade de autorrenovação. Ele tem o poder de alterar seu perfil de espessura e compensar as mudanças na curvatura da superfície estromal para tentar restabelecer uma superfície óptica lisa e simétrica. Compreender os padrões de espessura epitelial é de fundamental importância na triagem de pacientes candidatos à correção refrativa a laser, pois pode detectar o mascaramento parcial de irregularidades na superfície do estroma, auxiliar no diagnóstico de ectasias primárias ou iatrogênicas e no seguimento pós-operatório de cirurgias corneanas.

Objetivos: Geral: Identificar precocemente padrões epiteliais sugestivos de ectasia corneana de forma isolada e combinada com outros métodos de avaliação da córnea. Específicos: Compreender os padrões normais do epitélio corneano; Identificar alterações precoces e sutis no padrão de normalidade; Distinguir grupos normais e alterados; Agregar informações do mapa epitelial a outros métodos de avaliação corneana através de algoritmos de inteligência artificial (IA) para melhorar a detecção de ectasias.

Metodologia: A base de dados será composta por 1612 olhos de 806 pacientes submetidos a análise do mapa de espessura epitelial pelo tomógrafo de coerência óptica RTvue (Optovue). Os olhos serão divididos em quatro grupos: pacientes normais (N), pacientes com ceratocone (KC), pacientes com topografia (curvatura da superfície frontal) normal com ectasia muito assimétrica (VAE-NT) e pacientes com ectasia não operados (VAE-E). Além do mapa epitelial, serão incluídos na avaliação outros exames da propedêutica multimodal da córnea quando disponíveis (topografia, tomografia e análise biomecânica), a fim de contribuir na classificação dos pacientes nos diferentes grupos. O fluxo básico das etapas para mineração de dados e criação das funções de IA seguirá a metodologia da Descoberta de Conhecimentos em Bases de Dados ou KDD (Knowledge Discovery in Databases). Após avaliação de desempenho e análises estatísticas, os modelos de IA serão cuidadosamente analisados e refinados para selecionar o melhor algoritmo final.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2351211 - AYDANO PAMPONET MACHADO
Interno(a) - 1544992 - MARCELO COSTA OLIVEIRA
Externo(a) à Instituição - RENATO AMBRÓSIO JÚNIOR - UNIRIO
Externo(a) à Instituição - MARCELLA QUARESMA SALOMAO HOYER DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 08:00
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 03/05/2024 03:57