Banca de DEFESA: HELENA BORDINI DE LUCAS

DISCENTE : HELENA BORDINI DE LUCAS
DATA : 12/03/2021
LOCAL: INSTITUTO DE FISICA (remotamente)

Uma abordagem de informação para caracterizar diferenças relacionadas à resposta na atividade cortical durante uma tarefa Go/No-Go

Dinâmica cerebral e atividade neuronal; Potenciais locais de campo; Discriminação de padrões visuais Go/No-Go; Entropia de Permutação; Complexidade Estatística de Permutação; Plano Causal Entropia-Complexidade.

Como o cérebro processa as informações de estímulos externos para perceber o mundo e agir sobre ele é uma das maiores questões da neurociência. Para responder a essa questão, diferentes técnicas de análise de séries temporais foram empregadas para caracterizar aspropriedades estatísticas dos sinais cerebrais durante tarefas cognitivas. Normalmente, os processos específicos de resposta são tratados comparando-se o curso de tempo da média dos potenciais relacionados a eventos em diferentes tipos de tarefas. Aqui, analisamos dados de Potenciais de Campo Locais de macacos durante a discriminação de um padrão visual chamada tarefa Go/No-Go à luz dos quantificadores da teoria da informação. Mostramos que a metodologia de simbolização Bandt-Pompe para calcular a entropia e a complexida dos dados é uma ferramenta útil para distinguir as diferenças relacionadas à resposta entre os trials Go e No-Go. Propomos o uso de um índice de assimetria para validar estatisticamente as diferenças entre os tipos de trials. Além disso, usando a abordagem multi-escala e incorporando atrasos de tempo para reduzir a amostragem dos dados, podemos estimar as escalas de tempo importantes em que as informações relevantes são processadas.

Externa à Instituição - Laura Corina Carpi
Externo à Instituição - Fernando Fabian Montani
Presidente - 1165742 - OSVALDO ANIBAL ROSSO
Notícia cadastrada em: 04/03/2021 10:47