Banca de DEFESA: KATIELE VALÉRIA PEREIRA BRITO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATIELE VALÉRIA PEREIRA BRITO
DATA : 11/03/2021
HORA: 15:00
LOCAL: INSTITUTO DE FISICA (remotamente)
TÍTULO:

EFEITOS DA HETEROGENEIDADE NEURONAL NA SINCRONIZAÇÃO DE POPULAÇÕES CORTICAIS ACOPLADAS UNIDIRECIONALMENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Neurociência computacional. Sistemas dinâmicos. Sincronização.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

Duas populações de neurônios unidirecionalmente conectadas em uma configuração emissor-receptor podem apresentar diversidade em suas relações de fase. Em particular, o sistema pode exibir sincronização antecipada (AS), que é caracterizada por um atraso de fase negativo. Este fenômeno foi relatado em dados eletrofisiológicos de primatas não humanos e EEG em  humanos durante tarefas cognitivas de discriminação visual.
Em dados eletrofisiológicos, o acoplamento unidirecional pode ser acessado pela causalidade de Granger e pode ser acompanhado por diferença de fase positiva, nula ou negativa entre as áreas corticais.
Em modelos neuronais a conectividade unidirecional é garantida durante a construção da rede, e uma transição da sincronização atrasada usual (DS, com diferença de fase positiva) para AS foi mostrada entre populações de neurônios dependendo da quantidade de inibição e ruído externo na população receptora.
Aqui, mostramos que uma propriedade local da população receptora como a heterogeneidade neuronal pode determinar a relação dinâmica entre o emissor e o receptor.
Nós mostramos que a dinâmica interna do receptor depende da proporção dos diferentes tipos de disparos dos neurônios (por exemplo: regular, bursting intrínseco e chattering). Em particular, mostramos que o nosso modelo exibe equilíbrio de excitação-inibição sináptica para os regimes DS e AS.
Além disso, mostramos que o sistema pode exibir uma transição de DS para AS via bi-estabilidade de fase ou via sincronização a tempo zero, mediada pela proporção dos diferentes tipos de neurônios. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ÉRICA DE MELLO SILVA
Externo à Instituição - Elvis Lira da Silva
Presidente - 1807451 - FERNANDA SELINGARDI MATIAS
Notícia cadastrada em: 11/03/2021 07:26
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 26/04/2024 08:55