Banca de DEFESA: PEDRO RUYTER NICACIO FALCAO

DISCENTE : PEDRO RUYTER NICACIO FALCAO
DATA : 10/11/2021
LOCAL: Instituto de Física (remoto)

Dinâmica do Pacote de Onda em Caminhadas Quânticas Discretas com Três Estados

Caminhadas Quânticas, Localização, Leis de Escalas, Não-Linearidade

Atualmente, há um grande interesse em estudar computação quântica e teoria da informação quântica. Estudos recentes mostram que esses computadores podem realizar cálculos computacionais de maneira muito mais rápida que qualquer computador clássico, além de servirem para entendermos propriedades fundamentais de sistemas quânticos. Dentre esses novos estudos, as caminhadas quânticas servem como um análogo do passeio aleatório clássico, amplamente estudado na área de computação e na descrição de sistemas físicos. Nesse trabalho, estudaremos as propriedades das caminhadas quânticas discretas em meios lineares e não-linear. Sendo mais específico, daremos uma atenção especial a caminhada quântica de três estados, um modelo que possui uma localização intrínseca do caminhante na posição de origem. Mostraremos que, quando consideramos um modelo linear, quantidades físicas relevantes no estudo de caminhadas quânticas satisfazem leis de escalas universais na vizinhança do ponto onde ocorre uma transição entre estados localizados e completamente estendidos. Além disso, obtemos uma expressão analítica para a razão de participação na configuração onde o caminhante está completamente estendido ao longo da rede. Essa expressão também será válida para outras caminhadas que possuam as mesmas características. Quando consideramos uma dinâmica não-linear, veremos que há o surgimento de um novo fenômeno na literatura da caminhada quântica, a irradiação da porção localizada do pacote de onda. Mostraremos que essa irradiação segue uma determinada lei de potência, que independe tanto da configuração inicial quanto para o parâmetro de não-linearidade do sistema. Esperamos que os resultados obtidos ao longo dessa monografia tragam novas ideias a serem implementadas em um futuro próximo no contexto de caminhadas quânticas, de modo sejam úteis para o desenvolvimento de estudos futuros.

Externo à Instituição - ANDRE MAURICIO CONCEICAO DE SOUZA
Interno - 1063469 - GUILHERME MARTINS ALVES DE ALMEIDA
Presidente - 1120933 - MARCELO LEITE LYRA
Interno - 2657132 - WANDEARLEY DA SILVA DIAS