Banca de DEFESA: LUCIELLY DE SOUZA ALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIELLY DE SOUZA ALVES
DATA : 10/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Espalhamento de luz por materiais com simetria PT


PALAVRAS-CHAVES:

Simetria PT; teoria de espalhamento


PÁGINAS: 71
RESUMO:

O objetivo da dissertação é analisar, com um certo nível de detalhe, o espalhamento de radiação eletromagnética monocromática por um material dielétrico isotrópico e linear com simetria $\mathcal{PT}$ na aproximação de Born. Estudar a luz espalhada por um material específico pode nos retornar informações úteis sobre a natureza do material. Assim, verificamos como o espalhamento da luz se comporta em um material que apresenta simetria $\mathcal{PT}$ e como a presença de ganho e perda dentro do material pode afetar a densidade espectral do campo espalhado. A densidade espectral é uma quantidade que pode ser medida diretamente no laboratório. Verificamos que, para certas distribuições de ganho e perda, a direção do campo espalhado pode variar sem alterar a geometria do espalhador. O caráter não-Hermitiano do índice de refração do espalhador também se reflete no padrão de intensidade espalhada, que agora passa a ser assimétrico com relação ao ângulo de espalhamento.

Iniciamos no capítulo 1 com uma breve motivação sobre o desenvolvimento do trabalho. O capitulo 2 introduz os conceitos fundamentais da simetria $\mathcal{PT}$ e suas respectivas aplicações na área da mecânica quântica, discutindo as propriedades mais importantes que descrevem essa simetria. Faremos também a conexão de tal simetria com o campo de pesquisa da óptica.
O capítulo 3 apresenta a teoria clássica do espalhamento e a equação da onda satisfeita pelo campo elétrico na sua aproximação escalar, partindo do conjunto das equações de Maxwell. Será exposta também a teoria formal do espalhamento para campos escalares e a representação de espalhamento múltiplo com a série de Born. Discutiremos como são dadas tais aproximações e suas aplicações de interesse para o nosso trabalho. No capítulo 4, trataremos do espalhamento da luz por um material $\mathcal{PT}$-simétrico na primeira aproximação de Born. Nosso trabalho conclui que as direções do campo espalhado podem sofrer mudanças dependendo da presença de ganho e perda no material espalhador. Por fim, no capitulo 5, as conclusões serão discutidas bem como algumas perspectivas futuras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1411788 - PAULO CESAR AGUIAR BRANDAO FILHO
Interno(a) - 1695829 - ANDRE DE LIMA MOURA
Externo(a) à Instituição - ALEX EMANUEL BARROS COSTA - IFAL
Notícia cadastrada em: 01/02/2023 13:57
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 30/05/2024 09:39