Banca de QUALIFICAÇÃO: ICARO RODOLFO SOARES COELHO DA PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ICARO RODOLFO SOARES COELHO DA PAZ
DATA : 20/06/2023
LOCAL: Instituto de Física UFAL

Análise de sinais intracranianos em humanos: uma abordagem de informação simbólica para caracterizar entropia e complexidade durante uma tarefa cognitiva de busca visual

neurociência computacional, análise de dados, sistemas complexos

Compreender como o cérebro processa informações, percebe o mundo e cria modelos para agir sobre ele é um dos principais objetivos da neurociência. Para responder a essa questão, podemos analisar séries temporais corticais durante diferentes processos cognitivos e caracterizar as propriedades estatísticas dos sinais cerebrais. Aqui analisamos dados intracranianos de eletrocorticografia (ECoG) dos potenciais de superfície cerebral em cinco seres humanos durante uma tarefa de busca visual à luz dos quantificadores da teoria da informação. Empregamos a metodologia de simbolização de Bandt-Pompe para calcular entropia e complexidade para diferentes escalas de tempo. Mostramos que os diferentes trials podem ser separados no plano entropia-complexidade multiescala. Isso significa que os quantificadores da teoria da informação podem ser uma ferramenta útil para distinguir os sinais cerebrais em diferentes trials. Além disso, usando a abordagem multiescala e incorporando atrasos de tempo para reduzir a amostra dos dados, podemos estimar as escalas de tempo importantes nas quais as informações relevantes são processadas.

Presidente - 1695829 - ANDRE DE LIMA MOURA
Interno(a) - 2621034 - MARIA SOCORRO SEIXAS PEREIRA
Externo(a) à Instituição - CAROLINE GARCIA FORLIM
Notícia cadastrada em: 13/06/2023 14:08