Banca de DEFESA: DENISSON GUTEMBERG PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENISSON GUTEMBERG PEREIRA DA SILVA
DATA : 30/06/2023
HORA: 14:00
LOCAL: online meet
TÍTULO:

Estudo do Sinergismo de Nanocristais de Dióxido de Titânio Dopados com Níquel com Óxido de Grafeno e sua Aplicação em Sensores para Detecção de Acido Ascórbico.


PALAVRAS-CHAVES:

nanomateriais, sinergismo, óxido de grafeno, nanocristais, TiO2 dopado com niquel, sensores eletroquimicos, ácido ascórbico, alta sensibilidade e seletividade.


PÁGINAS: 38
RESUMO:

O  ácido ascórbico, conhecido como vitamina C, desempenha um papel crucial na saúde humana, sendo necessário desenvolver sensores sensíveis e seletivos para sua detecção em amostras complexas. A fim de potencializar as respostas elétricas e a interação com biomoléculas, os nanomateriais são incorporados na superfície de sensores. Os nanocristais de dióxido de titânio (TiO2) e óxido de grafeno (GO) apresentam propriedades interessantes, como alta área superficial, atividade catalíıtica e capacidade de amplificação de sinais elétricos, sendo excelentes candidatos em sensores eletroquímicos. Assim, o seu sinergismo pode potencializar essas propriedades. Diante disso, neste trabalho foi investigado o sinergismo entre nanocristais de TiO2 dopados com níquel (Ni) com GO e sua aplicação na detecção de ácido ascórbico. As propriedades ópticas, estruturais e vibracionais das amostras foram investigadas utilizando as técnicas de espectroscopia de absorção óptica (AO), difração de raios-X (DRX), espectroscopia Raman e Voltametria cíclica (VC). Nos espectros de AO confirmou a absorção no ultravioleta dos nanocristais de TiO2 e que com a dopagem alterou a band gap. Os dados de DRX e Raman confirmaram a presença da fase anatase dos nanocristais de TiO2, as distorções da rede com a dopagem e a formação do GO. Nos resultados de voltametria e aplicação em sensores para detecção de ácido ascórbico, confirmou que os nanocristais de TiO2 dopados com Ni e GO apresentaram uma alta sensibilidade e seletividade na detecção de  ácido ascórbico, com resposta linear na faixa de concentração, potencializando a sensibilidade do sensor. O efeito sinérgico dos dois nanomateriais potencializou ainda mais o sinal de detecção. Portanto, esses resultados contribuem para o avanço do conhecimento na área de nanomateriais e sua aplicação em sistemas de detecção sensíveis e seletivos de compostos bioativos, como ácido ascórbico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1247925 - ANIELLE CHRISTINE ALMEIDA SILVA
Interno(a) - 2181152 - EDUARDO JORGE DA SILVA FONSECA
Externo(a) ao Programa - 1127609 - DIOGENES MENESES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 09:54
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 30/05/2024 10:41