Banca de QUALIFICAÇÃO: JÔYCIMARA FERREIRA BARRETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: JÔYCIMARA FERREIRA BARRETO
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Universidade Federal de Alagoas - ICHCA

“DAS PÉTALAS DAS FLORES”: CRIMES CONTRA A HONRA NA CAPITAL SERGIPANA (1900-1930)

As últimas décadas do século XIX e as iniciais do século XX foram marcadas por transformações. O povoado denominado Santo Antônio do Aracaju que se localizava em uma área próxima ao mar despertou interesses econômicos de políticos que vivam no período. Aracaju, que surge como um local planejado é elevada à categoria de capital Sergipana no ano 1855. A transferência da antiga capital de são Cristóvão, que para os políticos não apresentava condições de atender às necessidades de modernização que surgiriam com a proclamação da República e o por não disponibilizar um porto próximo acabou sendo alguns dos motivos que levaram a transferência da capital sergipana. Foi nesse cenário de modernização que entenderemos os crimes de honra que ocorreram na sociedade aracajuana entre 1900 e 1930. Os processos criminais disponíveis no Arquivo Judiciário de Sergipe são fontes que ajudarão a compreender as relações de gênero nos crimes cometidos. Defloramento, estupro, lenocínio, infanticídio e violência são crimes que ocorreram na capital no início da República. Com isso, este estudo tem o propósito de entender as relações sexuais, o poder que a sociedade obtinha sobre o homem, a mulher e a organização da sociedade de Aracaju no início do século. No decorrer no trabalho, serão apresentados os elementos que caracterizam os crimes mencionados acima, como crimes de honra. Assim, a honra será um elemento fundamental para entender a mulher e sua posição na sociedade, como também, a honra como fator de preservação moral para as mulheres do período. Os jornais de época que circulavam na capital também foram analisados com intuito de entender a modernização, a organização e as regras sociais que definiam as características desta sociedade. Assim, conceitos serão discutidos e debatidos por autores que retratam os crimes de honra.

PALAVRAS-CHAVE:

Aracaju. Crime. Honra. Gênero. Modernização

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

Presidente - 1621650 - GIAN CARLO DE MELO SILVA
Interno(a) - 3006910 - ELIAS FERREIRA VERAS
Externo(a) à Instituição - MARY LUCY MURRAY DEL PRIORE - NENHUMA
Externo(a) à Instituição - SAMUEL MEDEIROS DE BARROS ALBUQUERQUE - UFS
Notícia cadastrada em: 08/08/2019 17:42
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-1.srv1inst1 02/05/2024 22:28