Banca de DEFESA: ELLEN CIRILO SANTOS

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: ELLEN CIRILO SANTOS
DATA: 21/07/2020
LOCAL: Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte

“ÀBÚRÒ N’ILÊ” - O IRMÃO MAIS NOVO DA CASA: A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO MOVIMENTO SOCIAL JUVENTUDE DE TERREIRO EM ALAGOAS (2012-2017)

Nas últimas décadas, muitos dos estudos sobre os cultos afro-brasileiros em Alagoas têm sido constituído a partir de abordagens renovadas e interdisciplinares, articulando conceitos e metodologias tomando como grande ponto de discussão a experiência histórica que ficou conhecida como “Quebra de Xangô” em 1912, umas das maiores repressões às religiosidades de matriz africana até então conhecida. A História Social das Religiões tem se constituído um domínio de investigação capaz de inaugurar conceitos sobre a História das Religiões. Tal importância e sustentação do campo têm estabelecido características, formas de interpretações, teorias, metodologias e um amadurecimento epistêmico de suas proposições conceituais. No entanto, ainda há muitos sujeitos, processos, experiências culturais e sociais a serem decifrados por este campo. Esta dissertação busca investigar, problematizar e analisar os caminhos percorridos pelos movimentos afro- alagoanos –  que aqui identificamos como ações individuais e coletivas que buscam valorizar, refletir e reivindicar aspectos políticos e sociais da cultura negra  -   no presente século, partindo  da experiência histórica da Juventude de Terreiro de Alagoas chamada “Àbúró N’ilê- Rede de Juventude de Terreiro”. O coletivo de jovens de terreiro é uma rede estruturada no ano de 2014 que articula e realiza suas atividades em diferentes espaços (terreiros, centros e praças públicas) da cidade de Maceió. A articulação proposta pelo movimento, sua carta de princípios e sua atuação propõem e expressam suas formas de organização. As categorias teóricas emprestam a este trabalho as proposições para uma compreensão da realidade social em que se busca historicizar a atuação deste movimento, com foco em seus discursos étnicos e religiosos, entendendo que as experiências históricas possibilitam a compreensão das representações sociais e da (re) construção de identidades coletivas e individuais como contribuições relevantes para o estudo social das Religiões e Religiosidades, com base nas técnicas e métodos da História Oral e de fontes digitais. Mediante esta análise entende-se que é primordial o estudo destas manifestações político-religiosas e sua importância para a construção de uma identidade sociocultural, ainda sobre os reflexos das repressões vivenciadas pelas religiões afro-brasileiras no estado.

PALAVRAS-CHAVE:

História Social das Religiões; Juventude de Terreiro; Movimentos Sociais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil