Banca de DEFESA: DEHON DA SILVA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DEHON DA SILVA CAVALCANTE
DATA: 20/08/2020
LOCAL: Instituto de ciências Humanas, Comunicação e Artes - ICHCA/UFAL

O ENSINO DA HISTÓRIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DE ALAGOAS (1988-2012)

O objetivo desta da pesquisa é analisar como está sendo ministrado o ensino da História da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica no estado de Alagoas no período de 1988 a 2012. O recorte temporal foi flexibilizado, uma vez que se faz necessário refletir acerca das origens da disciplina de História e a interação desta com os sujeitos históricos e as ferramentas didático-pedagógicas utilizadas nas salas de aula das escolas pesquisadas na atualidade. Para tanto, será abordada a legislação que trata sobre a temática, o currículo, o cotidiano dos professores da disciplina de História em sala de aula, a importância da formação inicial e continuada para os docentes, o livro didático da disciplina de História, os preconceitos raciais, os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas pesquisadas e os Projetos Pedagógicos dos Cursos de História das universidades públicas (UNEAL e UFAL). Do ponto de vista metodológico, para preservar a identidade e a autonomia dos sujeitos históricos e das instituições envolvidas, optou-se por utilizar nomes fictícios tanto para as cinco escolas estaduais pesquisadas no âmbito da 3a Gerência Regional de Ensino que lecionam o ensino Médio Regular no Município de Palmeira dos Índios – AL, como para os professores (as) entrevistados. A pesquisa se justifica, pois, existe no referido Município expressivo número de alunos afro-brasileiros e indígenas matriculados nas escolas e as observações preliminares denotaram que o ensino da cultura dessas populações ficava muitas vezes simplificada, a mercê de Projetos Institucionais externos à escola, necessitando ampliação dos conhecimentos acerca das questões étnico-raciais, como forma de contribuir para com o respeito à diversidade cultural. A metodologia empregada consiste na revisão bibliográfica de autores que notadamente tratam do ensino de História em dimensões múltiplas, especialmente aqueles que têm se debruçado acerca das questões afro-brasileiras e indígenas em sala de aula, entre os quais destaca-se: Bittencourt (2018); Gasparello (2015); Guimarães (2012); Fonseca (2011); Rosemberg (2006); e Fernandes (2005); dentre outros. Como também, utilizou-se; Camargo (2010); Alberti (2008); Pinsky (2008); Freitas (2006); Ferreira (2000) e Goldenberg (1999) que me orientaram a proceder com o tratamento das fontes históricas e na aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas aos professores e coordenadores pedagógicos das escolas pesquisadas. Para analisar os dados obtidos na pesquisa de campo, construiu-se gráficos, quadros e tabelas com o objetivo de sintetizar as informações de forma que se amplie o espaço para discussões sobre os temas circunscritos a proposta de dissertação inicial. As conclusões da pesquisa sinalizaram para a necessidade de minimizar as distâncias entre a Academia e as escolas da Educação Básica, tornando acessível à utilização de livros e materiais didáticos que contemplem a realidade local, assim como maior atenção a formação inicial e continuada dos docentes. A pesquisa, o ensino e a extensão, com autonomia e investimentos na prática docentesão elementos norteadores para que a escola pública avance na socialização dos saberes. Espera-se que este trabalho suscite novas pesquisas referentes ao ensino da disciplina de História, especialmente no tocante ao ensino da História da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica no estado de Alagoas, estado com incipiente produção de referências na área de ensino de história, contribuindo, dessa forma para a desconstrução dos preconceitos raciais ainda presentes na sociedade brasileira.

PALAVRAS-CHAVE:

Cultura afro-indígena. Educação Básica. Ensino de História

ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República

Presidente - 2089023 - ANTONIO ALVES BEZERRA
Interno(a) - 2346597 - LIDIA BAUMGARTEN
Externo(a) à Instituição - MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA LOPES - UFRB
Notícia cadastrada em: 15/07/2020 09:03
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 02/05/2024 15:10