Banca de DEFESA: BRENA SIRELLE LIRA DE PAULA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENA SIRELLE LIRA DE PAULA
DATA : 30/01/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Banca remota
TÍTULO:

A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA NO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: ANÁLISE DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM MACEIÓ/AL


PALAVRAS-CHAVES:

Consciência Histórica; Linguagem Cinematográfica; Ensino de História; Vida Prática; Aprendizagem Histórica. 


PÁGINAS: 142
RESUMO:

Essa pesquisa tem como objetivo principal investigar a utilização da linguagem cinematográfica como um meio de aprendizagem nas aulas de História, tendo em vista as possibilidades da formação da consciência histórica. A proposta dessa pesquisa parte da ideia de que a linguagem cinematográfica é uma ferramenta didática eficiente no ensino de História, uma vez que tem uma função prática. Essa linguagem contribui para a compreensão e intepretação do passado, além disso, está presente na vida prática dos (as) estudantes. Assim, os filmes se tornam uma forma de acesso ao conhecimento histórico. O percurso metodológico da pesquisa se deu, inicialmente, com um estudo bibliográfico e exploratório. Para isso, foram utilizadas algumas obras acadêmicas que abordam a teoria rüseniana e a relação entre o cinema e a História numa perspectiva voltada para o ensino de História. Para tanto, alguns conceitos importantes para a pesquisa precisam ser apresentados, tais como, aprendizagem histórica, consciência histórica, cultura histórica, linguagem cinematográfica e Cinema-História. Visando analisar e compreender os impactos dos filmes nas aulas de História, foi executado uma Aula Histórica (2023) sobre a Revolução Francesa, em que a principal fonte é a linguagem cinematográfica. Trata-se de uma pesquisa-ação que conta com a participação de estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental II, do município de Maceió, no estado de Alagoas. Além disso, foi aplicado uma atividade sobre o filme “Maria Antonieta” (2007). Esta atividade foi composta por perguntas abertas e outras de múltipla escolha, todas relacionadas ao uso de filmes na sala de aula. Foram utilizados como base teórica para esta pesquisa, as reflexões de Jörn Rüsen (1992; 2000; 2001; 2012), Schmidt (2004; 2012), Ferro (1992), Nóvoa (1995), Souza (2014), Cerri (2010; 2001), Napolitano (2003), Bittencourt (2009), entre outros pesquisadores. A partir dessa pesquisa, foi possível identificar as possiblidades que a linguagem cinematográfica permite para o desenvolvimento da consciência histórica em estudantes e analisar as possibilidades de compreensão dos estudantes sobre o passado, de modo que sejam capazes de problematizar e contextualizar o presente. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2346597 - LIDIA BAUMGARTEN
Interno(a) - 1295765 - ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
Externo(a) à Instituição - JULIA SILVEIRA MATOS - FURG
Externo(a) à Instituição - EDER CRISTIANO DE SOUZA - UNILA
Notícia cadastrada em: 28/12/2023 15:52
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