Banca de DEFESA: TAMIRES VIEIRA DA SILVA

DISCENTE : TAMIRES VIEIRA DA SILVA
DATA : 31/01/2024
LOCAL: ICHCA/UFAL

O FAZER DOCENTE E O DILEMA ENTRE TEORIA E PRÁTICA: Experiências Estéticas na formação de professores (as) de História do Sertão (2013-2023)

Formação Inicial; Professores (as) de História; Teoria e Prática; UFAL, Campus do Sertão; Experiências Estéticas.

O presente trabalho, tem como tema “O fazer docente e o dilema entre teoria e prática: Experiências Estéticas na formação de professores (as) de História do Sertão (2013-2023)”. O objetivo dessa dissertação é analisar como a formação docente realizada a partir do ano de 2013 na UFAL, Campus do Sertão influencia o uso das Experiências Estéticas nas aulas de História. Observa-se que ao longo dos últimos anos o Ensino de História se modificou constantemente, logo, o curso de formação de professores (as) de História também passou por mudanças. A formação inicial apresenta uma teoria que defende o currículo para o Ensino de História com propostas interessantes e que parece se preocupar com a formação de qualidade tanto dos (as) discentes quanto dos (as) estudantes da Educação Básica. Porém, na prática os professores (as) enfrentam inúmeras dificuldades para alcançar os objetivos que estão nas propostas curriculares. Existem muitos obstáculos com relação a formação inicial de professores (as) de História. Podemos citar os currículos, que divergem a teoria apresentada e a prática em sala de aula; assim como os diferentes contextos, pois cada professor parte de uma realidade e a sua formação pessoal e profissional interferem na sua prática docente. Isso posto, utilizamos como fontes nessa pesquisa as leis que direcionam o Ensino de História no âmbito educacional e tratam sobre os objetivos e perfis que se esperam, entre elas: LDB, PCN’s, BNCC, bem como, PPC (2007; 2018) e o currículo do curso de licenciatura em História da UFAL, Campus do Sertão, também fizemos uso de diários, entrevistas e fotografias que nos ajudaram a ilustrar as Experiências Estéticas analisadas. Para as entrevistas, utilizamos Alberti (2008) na discussão sobre a História Oral. Nesse contexto, a metodologia empregada consiste na análise de diários que foram produzidos pelos discentes do curso de História e realização de entrevistas com cinco professores (as) de História que se formaram pela UFAL, Campus do sertão, no período proposta da pesquisa, e que vivenciaram o processo de Experiências Estéticas, tornado possível um diálogo através das memórias e reflexões acerca da formação inicial que tiveram. Dessa forma, utilizamos Bittencourt (1992), Fonseca (2011), Fonseca (2015) como pressupostos teórico-metodológicos para discutimos o Ensino de História, seus trajetos e suas amplitudes ao longo do tempo, especialmente no que se refere a formação de professores (as) para a área. Nas discussões acerca do currículo e seu poder destacam-se: Arroyo (2013) e Foucault (2007;2022). Para pensarmos a experiência e seu lugar na memória e estética, bem como sua expansão nos baseamos em Larrosa (2014; 2002; 2011), Benjamim (1984) e Hermann (2005). Apoiamo-nos em Rüsen (1992; 2001; 2002;2015; 2022) e Schmidt (2004;2010;2012;2019;2021;2023), para o diálogo sobre a Educação Histórica e a Consciência Histórica na prática docente. Essa dissertação evidenciou as imensas diferenças ainda existentes entre a teoria e a prática docente, especialmente no Ensino de História. Através dessa pesquisa constatamos que é preciso pensar num Ensino de História que colabore para que os (as) estudantes construam um conhecimento histórico de maneira crítica e significativa, no qual as Experiências Estéticas possam contribuir para a formação pessoal e educacional dos estudantes, corroborando para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Presidente - 2346597 - LIDIA BAUMGARTEN
Interno(a) - 2089023 - ANTONIO ALVES BEZERRA
Externo(a) ao Programa - 1778673 - GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES - UFALExterno(a) ao Programa - 3289202 - LUANA TIEKO OMENA TAMANO - UFAL
Notícia cadastrada em: 28/12/2023 15:52